Política, cultura e generalidades

domingo, 20 de julho de 2014

Fuzzcas fazem parte de algo maior que nem eles perceberam


Ontem foi dia de mais uma apresentação ao vivo dos Fuzzcas, desta vez no evento Alô Alô Atitude, no Teatro Municipal do Jockey (municipal porque é um teatro administrado pela Secretaria Municipal de Cultura em espaço cedido pelo Jockey Club Brasileiro). Foi uma das primeiras apresentações do grupo depois da participação deles no concurso (classificado como um riélite) Superstar da Globo. A apresentação em si foi memorável. O grupo está cada vez mais afiado no palco. Seja em postura de palco, seja na execução instrumental das músicas, seja no canto de Carol Lima, autora de todas as letras da banda.

O ano de 2014 está marcando uma virada na carreira do Fuzzcas. O grupo começou sua carreira no final da década passada, e sempre foi um dos mais promissores grupos da cena indie carioca. O Fuzzcas tem um CD independente lançado no início deste ano, Feliz dia de ontem, além de um CD demo (um EP, na verdade) lançado nos anos anteriores e uma faixa num tributo a Michael Jackson: uma versão roqueira para The Way You Make Me Feel que a banda costuma tocar ao vivo. Tocou inclusive ontem. Só que neste ano a banda teve uma exposição nacional inédita, por conta da participação naquele festival Superstar. Tá, a banda milita na Internet desde o início, tendo contatos em vários lugares. Mas a TV ainda é a grande vitrine de exposição musical do país e dita a pauta inclusive da Internet. Bom pra banda, que quase chegou na fase final do Superstar e acabou conquistando fãs em vários cantos do país e até no exterior.

O dia de ontem merece uma menção especial na trajetória do Fuzzcas. No cada vez mais efervescente circuito musical carioca, uma conjunção cósmica fez com que houvesse três apresentações de primeira classe ao mesmo tempo no Grande Rio. Enquanto os Fuzzcas tocavam no Teatro do Jockey, Alceu Valença tocava na Fundição Progresso e a Plebe Rude tocava no Bar do Meio, em Niterói. Alceu está na estrada desde 1971. A Plebe está na estrada desde 1981, com um hiato de 1994 a 1999. Os Fuzzcas estão na estrada desde 2006, mas ao tocarem no Rio de Janeiro num dos mais prestigiados teatros da cidade na mesma data em que nomes consagrados da música brasileira tocavam em outros lugares, passaram a fazer parte de algo maior que nem eles perceberam. O cenário nacional da música brasileira está com as portas abertas para o Fuzzcas. Participar do Superstar foi uma prévia. O Fuzzcas tem bagagem musical e cultural para transcender a cena indie carioca e conquistar espaço no cenário nacional. Tem aquela garra típica das melhores bandas de rock, tal como a Plebe. Até com aquela postura de "vamos salvar o rock", bem ao estilo "faça você mesmo", ao invés de esperar que outros façam. Estão inseridos na forma carioca de ver o mundo e abordar assuntos que vão do amor à vida urbana. Não dá para dissociar as letras e o canto de Carol Lima e o instrumental da banda da cidade do Rio de Janeiro, assim como não dá para dissociar os Los Hermanos (hoje em recesso) da mesma cidade e o Alceu do estado de Pernambuco. O grupo Fuzzcas só poderia ter sido criado no Rio de Janeiro, não em outra cidade. Além disso tudo, os Fuzzcas conseguiram uma combinação única de letras espertas e desencanadas, rock clássico dos anos 1960 e 1970 e referências emepebísticas (incluindo versões de músicas de Belchior).

Tomara que os Fuzzcas tenham uma vitoriosa carreira e que ouçamos muito mais deles e sobre eles.

Aqui, a lista de músicas que a banda tocou ontem:

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