Política, cultura e generalidades

quarta-feira, 30 de abril de 2014

Papa Francisco mais próximo de Paulo VI que de São João XXIII

Eu fico aqui quieto vendo a corja da ultra esquerda e da ultra direita baixando o verbo pra cima do Papa Francisco. Numa hora ele era colaborador da ditadura argentina. Na outra é marxista, como disseram alguns caras do Fox News, republicana que só. No fundo, Papa Francisco é bem próximo do predecessor Paulo VI, que também era bastante diplomático, acenando para todas as correntes, sejam progressistas ou conservadoras. Diplomático até demais. Se Paulo VI barrou diversas reformas (ou seriam deformas?) do Vaticano II, foi ele o responsável pela reforma litúrgica da Igreja, com a introdução do vernáculo na liturgia.

Hoje o cardeal Raymundo Damasceno disse na missa de abertura da assembleia-geral da CNBB que a Igreja manterá sua opção preferencial pelos pobres, que são o tema preferido dos discursos do Papa Francisco. E hoje mesmo o Papa nomeou um padre da Opus Dei para ser bispo auxiliar de São Paulo: Carlos Lema Garcia (fonte: Vaticano).

Papa Francisco está mais próximo de Paulo VI do que de São João XXIII, que dizem ser o grande inspirador do papa argentino.

Nenhum comentário:

Postar um comentário