Política, cultura e generalidades

quinta-feira, 21 de novembro de 2013

Papa segue adiando a divulgação da lista de cardeais a serem criados em fevereiro

Taí outra diferença do Papa Francisco em relação aos antecessores, pelo menos aqueles com quem ele conviveu enquanto presbítero, bispo e cardeal. Os papas anteriores costumavam criar novos cardeais uma vez por ano, geralmente em fevereiro, mas divulgavam a lista dos novos eleitos com meses de antecedência. A lista dos novos cardeais de fevereiro de 2014 ainda não foi divulgada.

Papa Francisco tem demonstrado pouco apreço por certas honrarias dispensadas a ele mesmo e a vários membros da hierarquia clerical. Talvez por isso esteja adiando ao máximo a divulgação dos novos cardeais, ou nem tenha ainda concluído sua primeira lista. Convenhamos: cardeais tem uma lista no mínimo razoável de atributos protocolares e privilégios, descrita em vários lugares, como a Wikipedia. Papa Francisco pode estar desestimulando os futuros cardeais a pensarem nesses assuntos, e a não falarem deles publicamente. Sob pena de terem suas nomeações canceladas.

Provavelmente não há limite para o número total de cardeais. Por uma disposição canônica da Igreja, há apenas um limite no número de cardeais com menos de 80 anos de idade, que são aqueles que integram o Conclave, reunião dos cardeais que elegem um novo Papa. Hoje o número máximo estabelecido para o Conclave é de 120 cardeais. Hoje o número de cardeais do Conclave é de 109. O total de cardeais do mundo todo é de 200. O número de cardeais do Conclave será de no máximo 106 em fevereiro, com a chegada de mais cardeais à idade de 80 anos.

Lista de possíveis novos cardeais não faltam. O blogue Papas, Cardeais e Conclaves tem a sua. Mas o próprio blogue dá seu aviso, lembrando do pouco apreço do Papa Francisco por algumas tradições:

Evidentemente o Santo Padre não está obrigado a fazer cardeais nenhum dos prelados acima, mesmo em se tratando de sedes tradicionalmente cardinalícias. E, em se tratando do Papa Francisco...

Nenhum comentário:

Postar um comentário