Política, cultura e generalidades

sábado, 23 de novembro de 2013

Futebol brasileiro irá pra Copa 2014 com campeonato nacional em baixo nível

Discordo da avaliação otimista dos fanáticos pela Seleção da CBF em relação ao desempenho daquele plantel na Copa do Mundo da FIFA, mesmo em casa. O futebol brasileiro não está num nível que permita alimentar a Seleção da CBF com um grande elenco. Vide a Série A do Campeonato Brasileiro, que chega hoje à antepenúltima rodada com nada mais do que 12 dos 20 times ainda ameaçados pelo rebaixamento. Tirando o Cruzeiro (campeão com trocentas rodadas de antecedência) e alguns poucos times próximos na tabela, o resto está nivelado por baixo.

Um dia, nem os "estrangeiros" (como são chamados os jogadores brasileiros que jogam em times do exterior, notadamente na Europa) servirão como muleta para a Seleção da CBF. Quem pode, está se naturalizando em algum desses países e está indo jogar em outras seleções.

A verdade que poucos dos que acompanham o futebol admitem é que o futebol brasileiro está muito abaixo do futebol que se pratica em dezenas de outros países. No dia em que o futebol brasileiro deixar de ser motivo para fanatismo e passar a ser encarado apenas como esporte e entretenimento, quem sabe ele volte aos seus áureos tempos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário