Política, cultura e generalidades

quinta-feira, 1 de agosto de 2013

Pe. Paulo Ricardo classifica fala de Guilherme de Sá como herética

Rescaldos da JMJ...



Resposta para Apologistas defensores da sã doutrina católica:

Eu gostava mais do Rosa de Saron quando quem faziam as letras eram o Tchelão (hoje no Flanders), o Bortolato (hoje em carreira solo de DJ), o Eduardo Faro e o Rogério Feltrin. Depois que o Guilherme entrou no lugar do Tchelão, ele tomou conta da banda e hoje a banda é praticamente o Guilherme e mais três. A qualidade das letras caiu sensivelmente. Nos últimos CDs, a maioria das músicas é de autoria do Guilherme, e sozinho. Uma ou outra ele faz com o Eduardo e/ou o Rogério.

Parece que o Guilherme anda deslumbrado com o contratão que a banda tem com a Som Livre e as consequentes aberturas na programação da Rede Globo e quem sabe nos canais Globosat. Quando até o Pe. Fábio de Melo (que também comete alguns equívocos) se constrange com parte do que Guilherme falou (segundo comentou um colega, aqui), é sinal de que a coisa desandou mesmo.

Eu sei que há protestantes, ateus, agnósticos, fiéis de outras religiões, adeptos do marxismo cultural e político e adeptos da cultura de mercado liberal. Mas nenhum deles jamais será tão inimigo da Igreja quanto os inimigos que ela tem dentro dela mesma.

32 comentários:

  1. Olá, boa tarde!
    Não concordo com sua opinião.
    O Guilherme expôs que são católicos e que como é a realidade da banda, ou que muitos que não são católicos ou não são cristãos, ouvem a banda e gostam. Onde está a mentira que ele falou?
    Ou você acha que a população toda da China que não são cristãs vão pro inferno ?...
    Acho que temos parar de julgar, parar de achar quem está certo, e amar mais...
    Isso acaba com a Igreja Católica, essas palhaçadas e picuinha... Muita gente ouve o Rosa de Saron e desiste de cometer um suicídio, levantam-se de uma depressão, enfim... começa ouvir mais a banda, e suas letras, antes de julgar.
    Até...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. concordo com vc Rafa.... essa nossa igreja com alguns tipos de sacerdotes e leigos que só sabem julgar e apontar o dedo com seu grande conhecimento teológico estão destruindo almas com sua arrogância e prepotência.... Francisco nosso amado Papa tem querido atrair os seus com amor ... a Banda Rosa de Saron tem feito o mesmo... mas gente como esse padre só afasta os seus....

      Excluir
    2. concordo com você... como a igreja é repleta de gente hipócrita!!! infelizmente!!!

      Guilherme falou a verdade! tem uma porrada de amigos meus que nunca entraram na igreja e que adoram o Rosa! tanto homens como mulheres!

      querendo ou não... o som do Rosa saiu de dentro das 4 paredes católicas! não sei nas d+ cidades, mas aqui em Dourados/MS, é comum ouvir gente pedindo música deles na rádio (não católica)...

      LoL

      Excluir
  2. Eu cresci e sou católica. E todo este tempo de Igreja, eu aprendi que não devemos julgar os outros. O que aconteceu com você Padre, foi uma falha no seu entender. Não concordo com nenhuma palavra do que disse. Apontar o erro na cara do outro indiretamente, (com um vídeo na internet) é ridículo. Sua atitude não condiz com os preceitos de Deus. Jesus Cristo não julgou ninguém em vida, quanto menos um ser mortal... Boa sorte!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo plenamente com você Ana Paula (e com os outros comentários acima também). Acho que as únicas pessoas que devem ser combatidas são as que te afastam de Deus, jamais as que te aproximam. Lembremos sempre: Cultura do respeito.

      Excluir
  3. Pelo que pude perceber nos comentários acima, essa juventudezinha está tomada pelo politicamente correto, pelo relativismo religioso, que tanto combateu Bento XVI.

    Crianças deslumbradas com a JMJ, deixa eu refrescar um pouquinho a memória de vocês, se é que vocês a tem em vez de um reservatório de doutrina marxista: Só há salvação na Igreja Católica Apostólica Romana. Não sou eu quem diz, mas a doutrina da Igreja. Ora! Se vocês e o tal do Gui, não gostam dessa verdade, caiam fora, pois de hereges fazendo pose de bom católico na Igreja, já está cheio. É hora de muitos terem sua excomunhão declarada, pois vocês mesmo não se dão a hombridade de aceitarem suas heresias e emporcalharem outros ares e não o da Igreja, que é santo e não compactua com relativismos.
    Muito bem Padre Ricardo! Como é bom ter ainda padres conscientes e dignos pastores na Igreja, em meio a tanta lama imoral e burra do marxismo que se infiltrou em nossos átrios.

    Luiz - Camboriú
    luancamboriubeach@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Até que enfim uma resposta sábia por aqui...

      Excluir
    2. Concordo plenamente!!!

      Vamos estudar a doutrina da Igreja, e se você não concorda com ela, me desculpe, mas você não pode se declarar católico!

      Excluir
    3. Quem é você ou a Igreja católica para dizer que só há salvação lá?? Quem salva não é Igreja, quem salva é DEUS, fico revoltada ao ver pessoas como você, vá buscar mais a Deus, aprender quem é Deus, depois você vem e posta o que quiser aqui. Guilherme está mais que certo, discordo totalmente desse Padre, muito me admiro de vocês católicos, falam do amor, falam da palavra de Deus mais na hora de amar ao próximo, o que fazem? JULGAM. "Mais fé, mais Deus, menos blá blá blá."

      Excluir
    4. Xand, quem é voce pra querer julgar e/ou achar quem vai ou não pro céu, quem terá salvação? Quanta hipocrisia sua. Sou evangélico, há 1 ano atrás eu era "católico" (mas isso não vem ao caso), e nem por isso eu digo que os evangélicos que serão salvos e as outras religiões não. Afinal de contas, religião não leva ninguém a nada, pelo contrário, religião tem sido motivo de guerra. Melhor que seguir doutrinas, é ler voce mesmo a biblía, e não apenas ouvir padre ou pastor falarem. Tem uma passagem da biblía que gosto muito, no livro de Mateus 7, que se voce lesse saberia, que diz:
      Não julgueis, para que não sejais julgados.
      Porque com o juízo com que julgardes sereis julgados, e com a medida com que tiverdes medido vos hão de medir a vós.
      E por que reparas tu no argueiro que está no olho do teu irmão, e não vês a trave que está no teu olho?
      Ou como dirás a teu irmão: Deixa-me tirar o argueiro do teu olho, estando uma trave no teu?
      Hipócrita, tira primeiro a trave do teu olho, e então cuidarás em tirar o argueiro do olho do teu irmão.
      Não deis aos cães as coisas santas, nem deiteis aos porcos as vossas pérolas, não aconteça que as pisem com os pés e, voltando-se, vos despedacem.

      Mateus 7:1-6

      Portanto meu caro, não julgue, pois isso só fará mal a voce mesmo. Não se ache salvo por seguir tal religião, se sinta salvo por aquilo que voce vive, faz e é.
      Guilherme de Sá é um sábio, com dons divinos, suas músicas aliviam, salvam, libertam e aproximam de DEUS sim.

      Que DEUS o abençoe! E deixe o julgamento pra ELE, que é o ÚNICO digno de julgar!

      Excluir
    5. Ora! Jesus disse que é a cabeça da Igreja, logo a Igreja salva. É tão difícil entender? Se Jesus disse que Ele é o Caminho, é porque não há outro pelo qual podemos ser salvos. "Um caminho" seria relativismo, mas Jesus não é relativista, Ele é O caminho, único caminho para a salvação, portanto, fora da Igreja Católica Apostólica Romana não há salvação. Não gostam da ideia? Caiam fora! A Igreja não precisa de relativistas.

      Excluir
  4. Pelo que pude perceber nos comentários acima, essa juventudezinha está tomada pelo politicamente correto, pelo relativismo religioso, que tanto combateu Bento XVI.

    Crianças deslumbradas com a JMJ, deixa eu refrescar um pouquinho a memória de vocês, se é que vocês a tem em vez de um reservatório de doutrina marxista: Só há salvação na Igreja Católica Apostólica Romana. Não sou eu quem diz, mas a doutrina da Igreja. Ora! Se vocês e o tal do Gui, não gostam dessa verdade, caiam fora, pois de hereges fazendo pose de bom católico na Igreja, já está cheio. É hora de muitos terem sua excomunhão declarada, pois vocês mesmo não se dão a hombridade de aceitarem suas heresias e emporcalharem outros ares e não o da Igreja, que é santo e não compactua com relativismos.
    Muito bem Padre Ricardo! Como é bom ter ainda padres conscientes e dignos pastores na Igreja, em meio a tanta lama imoral e burra do marxismo que se infiltrou em nossos átrios.

    ResponderExcluir
  5. Concordo com o Rafa e as meninas, com todo respeito, o Pe. Paulo Ricardo foi infeliz em suas declarações.
    Hoje toda pessoa, independente da religião, que procura Deus, procura salvação. E o Rosa de Saron, como tantas outras bandas católicas e outras bandas evangélicas trazem este Deus, esta paz, independente de religião, crença ou costume, e todos se autorespeitam.
    Logo, o Pe. Paulo deveria seguir os exemplos do Papa Francisco e respeitar o próximo e aceitá-lo, como os ensinamentos de
    Jesus.
    Se hoje ocorreu a JMJ, como foi transmitido e vários amigos voltaram deslumbrados e cheios do Espírito Santo, se dá a grandes bandas que conseguem chegar aos corações destes jovens, pois são jovens como eles.
    Não é questão de ser modernista ou não, é questão de conseguir tocar o próximo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. o pe paulo está correto e você errada. Respeite o sarcedote da igreja, ja esta banda que parece um bonde de emos, quem nem falam de Deus e ainda querem representar a igreja?

      ah faça me o favor, se vá estudar o catecismo da igreja católica.

      Excluir
  6. Nossos três comentaristas acima, infelizmente vivem uma espécie de idolatria cega, onde a emoção, o achismo e a relativização falam muito mais forte que o saber doutrinal notório do Padre Paulo Ricardo.Ou até, como leigos, se avaliam muito mais conhecedores da doutrina que ele. Curioso que o Padre Paulo, além de notório sabedor da doutrina, foi o único que colocou a cara a tapa na Comissão de Direitos Humanos e Minorias, para lutar contra o projeto que, na prática legalizou o aborto e foi sancionado pela Dilma? Como se pode ver, por aqui. http://lennyjornalistacatolico.blogspot.com.br/2013/07/audiencia-da-comissao-de-direitos.html

    E aí, eu pergunto? Onde estavam o Padre Fábio de Melo? Onde estava o Guilherme de Sá? Onde estavam seus ídolos? Sumiram todos. Por isso, eu acho muito engraçado quando chamam o Padre Paulo Ricardo de "O Grande Julgador". Vocês falam isso, porque o catolicismo dentro de vocês é carregado de egocentrismos, vaidade, ingratidão, desconhecimento, ingenuidade, dentre outras coisas. Eu lamento que o catolicismo esteja infestado de pessoas que foram pescadas por um modo de viver 'água com açúcar' e desrespeitoso. São os sinais dos tempos que batem a nossa porta. Mas....será que isso tem cura?Tem jeito? Não sei.Muito triste com isso.

    ResponderExcluir
  7. Rafael e Janaína, como vcs sempre gostei muito do Rosa, já fui em show esse ano e tenho cds/dvds. Entretanto, o fato é que fiquei também muito DECEPCIONADO com as falas de Guilherme, que foram públicas, foi muita irresponsabilidade falar em nome dos católicos daquele jeito. As pessoas as vezes admiram alguém de uma forma que se tornam CEGAS e concordam com tudo que seu ídolo disser, CUIDADO. Ana, leia por favor mais o Catecismo (ver 341) e aprofunde sua fé ao invés de falar que o padre está julgando os outros... Incrível como o Guilherme ignorou a passagem e contribuição do agora papa emérito Bento XVI... Caramba, só pq ele era mais introvertido que os papa João Paulo II e o Francisco?? Ele carregou a Igreja por anos (acham que é fácil ficar respondendo a verdadeiros ataques de repórteres do mundo todo, o tempo todo???) O papa Francisco percebeu a dureza disso na entrevista da viagem de volta do Rio (que aliás, mais uma vez, soube ministrar com muita sabedoria e humildade). O perigo de quem concorda cegamente (ou msm "enxergando" muito bem) com o que Guilherme expôs, são pessoas que tem o risco de mais tarde abrir mais uma igreja por querer crer só no que quer. Como disse o Pe Paulo Ricardo: foi uma heresia ou apenas ignorância. Acredito que tenha sido imprudência do momento (ignorância). Mas estou aguardando pronunciamento público do Guilherme admitindo sua falha, vou ficar orgulhoso se ele o fizer.

    ResponderExcluir
  8. É um exagero chamar os músicos do Rosa de Saron de emos. Pelo menos no que diz respeito ao Rogério, ao Eduardo e ao Grevão. Os três estão na banda desde a década de 1990. O Rogério, então, faz pregações nos shows que estão longe dessa pregação sincrética que o Guilherme faz nas entrevistas para a mídia secular.

    Mas não deixo de apontar falhas na fase atual da banda. Até mesmo nas melhores músicas, não por acaso escritas pelos veteranos, não pelo Guilherme. No CD 'O Agora e o Eterno', Rogério e Eduardo fizeram a música 'Rubra Alma', segundo eles, uma música contrária ao aborto. Concordo que seja. Mas a linguagem é tão metafórica e dispersiva que fica quase impossível um leigo em assuntos de defesa da vida descobrir que se trata de uma música contrária ao aborto. Que uma frase como "é preciso ser a voz dos que nunca puderam falar" se refere especificamente aos embriões e fetos, que obviamente não podem falar para o mundo externo. Essas músicas lembram as que os compositores da MPB faziam nos anos 60 e 70 para fugir da Censura, com letras metafóricas. Aí veio a geração do rock dos anos 80 com suas letras simples e diretas, e a turma da MPB ficou para trás com suas letras rebuscadas.

    ResponderExcluir
  9. O banda se manifestou no blog oficial: "Banda responde aos ataques sofridos" em http://www.rosadesaron.com.br/banda-responde-aos-ataques-sofridos/comment-page-2/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ataques?

      São eles que estão atacando a Fé Católica!

      Excluir
  10. Se declaro que Deus é concreto em minha vida, se creio que Cristo é o verbo encarnado, a verdade libertadora para todas as nações, o que as pessoas pensarão se eu disser que tanto faz a crença, qualquer deus é Deus? Fica a pergunta, erá que eu creio mesmo que Deus é real?
    Penso que a declaração do Guilherme faz de Deus uma ilusão, uma Marionete vinculada à vontade humana, e isso Ele não é!
    O tema da JMJ é: Ide e fazei discipulos entre todas as nações! E pergunto para que, se tanto faz a cença? No evangelho de Marcos 6;15-16 o Mestre nos fala: "E disse-lhes: Ide por todo o mundo e pregai o Evangelho a toda criatura.Quem crer e for batizado será salvo, mas quem não crer será condenado.
    Pergunto, Jesus é um bitolado? Creio nessa verdade, e isso não me dá o direito de julgar, mas o dever de amar gregos, chineses e troianos, cuidado com os relativismos, e as conveniências, isso é triste, brincar com a libertação dos povos, com a verdade encarnada para nos revelar o sentido de nossas existências!



    ResponderExcluir
  11. Que saudade do Rosa de Saron de antigamente, como é que o Guilherme simplesmente passa por cima de Bento XVI e ainda há católicos que estão apoiando.

    Os chineses mesmo não sendo católicos, podem ser salvos, mas não por meio das crenças deles e sim pelos méritos da Igreja Católica, pois esta única Igreja é necessária para a salvação de todos os povos.

    Fora da Igreja não há salvação!

    Este Guilherme é um relativista!

    Todos os povos, mesmo não sendo católicos só poderão ser salvos por meio da Igreja, pois Ela é o Corpo de Cristo!!! A única que faz a ponte entre Deus e os homens.

    ResponderExcluir
  12. É esse "Bairrismo" dos bitolados que deixa o mundo como está. Lamentável um PADRE buscando 5 minutos de fama assim, desrespeitando e agredindo pela internet. Clara intenção de chocar, tsc tsc Donos da verdade, to com preguiça de vocês.
    Fiquem na paz

    ResponderExcluir
  13. Olha, eu não acredito que no final nossos corpos serão restaurados como a Igreja Católica diz, então eu tenho uma ideia herética sim. O que o Pdre quis dizer é que Jesus falou que ninguem vai até o Pai senão por Ele. Mas nós não sabemos se isso significa que se um chines que não acredita em Jesus mas pensa e age como prega o evangelho posto que algumas ideias são universais, como fazer ao próximo o que quer que façam para nós, ou se é preciso uma verdadeira amizade com jesus. Acho que não. Então novamente posso estar sendo herética. Na verdade, temos que diferenciar o que é salvação e o que é ir pro inferno. A Igreja Católica é exigente por que nos quer bem, quer que a gente vá pro céu direto. Os protestantes acham que só crer é o bastante para ser salvo. mas não, isso é o bastante para não ir pro inferno. O faro é que quanto mais a gente afrouxa nossos conceitos sobre o que é certo e errado, mais as coisas degringolam. Primeiro veio o divórcio, depois o sexo livre, agora já está descambando pro aborto. Temos que encarar isso sim, temos que entender como o mal age.

    ResponderExcluir
  14. Galera jovem!
    Até o Rappa fala mais de Deus que o Rosa de Saron!
    http://www.youtube.com/watch?v=BPbCLtBl_g4

    Se vc é católico de verdade comece a estudar a doutrina da Igreja e verá que o Pe Paulo tem razão!
    É ele quem dá a cara a tapa toda vez que é preciso lutar contra o aborto ou outras coisas anti-cristãs no Brasil.

    Devemos sempre respeitar um sacerdote.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Naum sabia que para ser católico vc deveria adorar mais a doutrina da igreja do que a cristo!BITOLADOS,VC´S ME CANSAM COM ESTA IDOLATRIA E IGNORÂNCIA INFAME-A !
      CANSEI! XAU

      Excluir
  15. Sou evangélica, e gosto muito da banda...principalmente pq eles tentam levar a palavra de Deus a todos,naum só católicos ou evangélico mais a todos!e ao contrario do q foi dito acima em um dos comentários q alias está totalmente equivocada,a salvação naum é dada por nenhuma doutrina de nenhuma religião,engana-se quem pensa isso, pq como o proprio Gui falou são esses os católicos "Bitolados"que pensam que igreja salva alguém,assim como existe evangélicos que tbm acham isso!Porque o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna em Cristo Jesus nosso Senhor.Rm 6.23 /"Crer no Senhor Jesus Cristo e será salvo tu e a tua casa Atos cap.16 vers.31. A bíblia é clara,creio que as pessoa tem q parar d seguir DOUTRINAS e COMEÇAR A LER A BÍBLIA!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Para começar, você é protestante (evangélicos são os católicos). Que moral tem um protestante (rebelde à Igreja) para falar um "a" sobre a Igreja? Igreja salva sim, a Igreja da qual Jesus Cristo é a Cabeça - Católica Apostólica Romana -, mas a sua "igreja", isso sim, é bem o que você vomita por aqui, não salva ninguém, é obra de homens.

      A relativização é a principal doutrina protestante, afinal, cada um pode interpretar a Bíblia conforme quiser e entender, por isso essa bagunça. Na Igreja não há espaço para confusões e porcarias. pode levar a bandinha para sua "igrejinha" e sigam seu rumo bem longe da Igreja com esse relativismo todo.

      luancamboriubeach@yahoo.com.br

      Excluir
  16. Pobres iludidos que peçam que doutrina ou igreja salva alguém(venicio matos e outros acima)estão alienados com os preceitos da igreja católica,e o padre por favor,até onde sei ele esta aqui para orientar e naum para julgar, até msm pq só quem tem este poder é o senhor Jesus Cristo, mais enfim,uma pessoa que manda vc ler adoutrina da igreja católica para saber q ela é a única q pode salvar,deve naum ter a minima ideia do que é a bíblia,pq ela msm diz diz e conhecereis a verdade e a verdade vos libertara e naum conhecereis a doutrina da igreja católica e ela vos libertará!vai ler a biblia e para d ficar falando heresia,e tirando a gloria de Deus!

    ResponderExcluir
  17. “Muitas vezes as pessoas são egocêntricas, ilógicas e insensatas. Perdoe-as assim mesmo. Se você é gentil, as pessoas podem acusá-lo de interesseiro. Seja gentil assim mesmo. Se você é um vencedor, terá alguns falsos amigos e alguns inimigos verdadeiros. Vença assim mesmo. Se você é honesto e franco, as pessoas podem enganá-lo. Seja honesto e franco assim mesmo. O que você levou anos para construir, alguém pode destruir de uma hora para outra. Construa assim mesmo. Se você tem paz e é feliz, as pessoas podem sentir inveja. Seja feliz assim mesmo. O bem que você faz hoje, pode ser esquecido amanhã. Faça o bem assim mesmo. Dê ao mundo o melhor de você, mas isso pode não ser o bastante. Dê o melhor de você assim mesmo.
    Veja você que, no final das contas, é tudo entre você e Deus.
    Nunca foi entre você e os outros.”
    - MADRE TERESA DE CALCUTÁ.
    Bem vamos lá se o Guilherme de Sá estiver errado ou certo e entre ele e Deus, igual fala MADRE TERESA DE CALCUTÁ, bem vamos supor uma hipótese quando o guilherme gravou o Encontro com Fátima e quando foi ao ar e depois o Pe. Paulo comentou fazendo um vídeo e postando na INTERNET gerou muito mais polemica, bem Porque o Pe. Paulo não podia ir a casa do Guilherme de Sá e conversa e debater, ve o ponto de vista do guilherme de sá, e no final chegar no entendimento.
    Vocês tão fazendo tempestade ne um copo de aguá, bem se o Guilherme de Sá tiver errado diz na bíblia "aquele que nunca pecou atire-lhe a primeira pedra" e pelo jeito parece que vocês são anjos.
    Bem vocês falaram que o Guilherme de Sá e "dono" da banda que só ele compõe canções, e que as canções dele não e muito boa, bem primeiro Guilherme não e dono da banda significado de banda=conjunto musical então o guilherme não e dono da banda, segundo não e só o guilherme que compõe, Eduardo Faro é um dos principais compositores da banda e autor de músicas como: “Muitos Choram”, “Monte Inverno”, “Dores do Silencio”, “Chance”, “Linda Menina”, “Roda Gigante”, “Angústia Suprema” entre inúmeras outras espalhadas por todos os trabalhos da banda nesses 20 anos. o Rogério também compõe. É terceiro vocês falaram das composições e as letras delas acho que vocês deveriam acompanhar mais, ou saber mais porque ta precisando, igual diz Rock, "Fé" e Poesia, além de fazer canções para louvar ao Senhor vocês reclamam, já ouvi isso em algum lugar tipo vamos supor um exemplo vamos supor que você cante e você e compositor mesmo que você não saiba cantar e compor bem e sua Igreja ta precisando de um cantor ai você fica as pessoas não vão gosta, mais na verdade você não deveria ligar para isso e sim cantar para o senhor e nas coisas simples que Deus se contenta, então resumindo acho que vocês não podem falam do trabalho deles além de ser um trabalho exepcional, só quem pode falar e o Senhor ja que as musicas são para ele e tambem so quem pode jugar eles e Deus.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A declaração descabida do Guilherme foi em público, então exigia uma correção pública. Se ele foi tão orgulhoso em ostentar pose de humildezinho para todo o Brasil em um programa com grande audiência, mereceu a correção pública (que mesmo assim teve muito menos alcance que a porcaria que ele vomitou no programa da Fátima).

      Correção é um direito e um dever, ainda mais para um Sacerdote da Igreja.

      Se outros se fizeram de surdos ante as tolices e criancices do Guilherme, deixem o padre paulo exercer seu Ministério confiado por Deus.

      Por fim, Jesus não é relativista e não passa a mão em cabeça de bajulador (olhem como sou bom, Igreja não importa, importa que sejamos bons e seremos salvos), se colocando como porta da voz da Igreja (somos católicos)... são católicos de araque, desses que fariam um bem enorme à Igreja se caíssem fora logo.

      Excluir
  18. Se dependesse da quantidade de católicos caóticos que encontro na Internet, o papa João Paulo II (futuro São João Paulo II) e os cardeais Joseph Ratzinger (hoje Papa Emérito Bento XVI) e Dom Eugenio Sales jamais poderiam ter punido aquele ex-frei que queria enfiar ideologia ateísta no cristianismo. Jamais deveriam ter, então, cumprido a obrigação deles. "Ah, o Papa e esses cardeais são muito invejosos!", segundo esses caóticos.

    ResponderExcluir