Política, cultura e generalidades

sábado, 10 de agosto de 2013

Falsa Fox manda comunicado para enviar vírus e captar informações de internautas

De vez em quando recebo uma mensagem de correio eletrônico como esta, atribuída a diversas corporações bem conhecidas. Muitas dessas mensagens são de falsários, ávidos por mandar vírus e captar informações de internautas. Eles chegam ao objetivo quando os internautas clicam em cima dos botões ou atalhos anexados. Algumas mensagens permitem que se observe quem enviou. Ainda que apareça um endereço de correio eletrônico autêntico do remetente, não se pode clicar nesses botões, caso não haja solicitação para receber o tipo de mensagem recebida.

No caso da mensagem aqui reproduzida, a falsa Fox convida o internauta interessado nas novidades da empresa cinematográfica a aceitar a "nova política de privacidade" da empresa. Eu até recebi durante algum tempo notícias da própria Fox, mas ela só mandava notícias, sem nenhuma oferta de interação, com ou sem botões. Já o remetente da falsa Fox está numa URL que não pertence à Fox, seja a matriz americana ou qualquer filial. Mandei esta mensagem para a caixa de spam do meu provedor.

Portanto, amigos, nada de aceitar qualquer coisa enviada por correio eletrônico, venha de onde vier. Mesmo atribuídas a corporações de quem se quer receber notícias ou se quer ter algum relacionamento. Pode ser uma mensagem de falsários querendo aplicar golpes a partir do ambiente digital. Se não for possível verificar a autenticidade do remetente ou se de fato ele for falso, também se deve rejeitar tais ofertas e convites.

Nenhum comentário:

Postar um comentário