Política, cultura e generalidades

quinta-feira, 29 de agosto de 2013

Duque de Caxias na página principal da Wikipedia em inglês

Ainda não é a grande cidade da Baixada Fluminense, mas ela há de chegar lá. Se já não chegou. Foi no domingo passado que Duque de Caxias apareceu como destaque principal na página principal da Wikipedia em inglês, conforme podemos ver na ilustração acima.

É curioso o interesse dos enciclopedistas da Wikipedia em inglês por essa figura histórica do Brasil. E é curioso que os enciclopedistas da mesma Wikipedia em português não tenham colocado na texto em português tantos dados biográficos como há no texto em inglês. Isso pode ser um indício de falta de empenho dos enciclopedistas lusófonos (inclusive dos brasileiros) ou um maior zelo dos enciclopedistas em inglês, mais empenhados que os colegas lusófonos e também interessados em figuras históricas de outros países, mesmo daqueles que não falam inglês.

O pessoal do contra pode até criticar Caxias por algumas atitudes que ele tomou em sua vida e na carreira militar, mas não pode concordar que um texto biográfico sobre ele seja maior em inglês que em português. Conhecimento nunca é demais. Ainda mais sobre história. Povo que não conhece seu passado está fadado a  não aprender nada sobre sua história, não seguir bons exemplos e repetir no presente e no futuro os erros do passado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário