Política, cultura e generalidades

terça-feira, 16 de abril de 2013

'Tropa de Elite 2' é da Globo Filmes. Tropa 1 não é

Resposta para Mingau de Aço publicada no Facebook:

O amigo Alexandre Figueiredo precisa corrigir esse parágrafo:

"Já MC Leonardo, por sua vez, é apadrinhado pelo cineasta José Padilha, dos filmes Tropa de Elite 1 e 2, co-produzidos pela Globo Filmes e colaborador do Instituto Millenium, a instituição intelectual que dispensa apresentações."

Embora não compartilhe do ativismo ideológico do amigo Alexandre, aprecio e apoio seu ativismo cultural em itens como música, cinema e literatura. Por isso, venho pedir para que corrija um dado errado em seu texto. O amigo precisa parar de dizer que o filme Tropa de Elite (aquele primeiro, que ainda não tinha milícias nem alter-egos de Marcelo Freixo) foi co-produzido pela Globo Filmes. Entre os co-produtores do Tropa 1, o maior foi a Universal Pictures, responsável pela distribuição do filme nos cinemas, no mercado de 'home video' e na TV. Tanto que venderam o filme para a Rede Record, não para a Globo, embora tenham vendido o filme para a Globosat (canais Telecine e Megapix) no mercado de TV paga.

A Globo Filmes desprezou Tropa 1, não confiando no potencial do filme. Arrependida, correu para garantir seu lugar como co-produtora (aqui, sim) do Tropa de Elite 2.

Nenhum comentário:

Postar um comentário