Política, cultura e generalidades

sábado, 29 de dezembro de 2012

Não é um texto sobre o deslumbramento com Lula, mas parece

Resposta para O Kylocyclo no Facebook:

Este texto me lembra o país de gente que não conheceu figuras como Getúlio Vargas (o homem que criou a Petrobrás, a CLT, etc) e por isso acha que Lula é um gênio. Alguns e algumas acham que Lula é Deus. Se é, prefiro ser ateu.

"O pior estigma do brasileiro é se contentar com pouco. Pode haver exceções, mas a maioria esmagadora dos brasileiros é se conformar com coisas que nem são tão boas assim, e às vezes trazem prejuízos, desvantagens e limitações muito sérias, só porque não é "algo pior" ou traz alguma "vantagem" relativa, mas muito do agrado do indivíduo em questão.

Da busologia ao feminismo, do radialismo aos esportes, essa onda conformista, esse apreço exagerado ao medíocre preocupa muito os analistas, porque vem muitas vezes de gente que não conheceu as referências mais valiosas. E mostra que, para uma boa parcela da sociedade, na falta do melhor, o mais ou menos vira "genial".

É a aplicação do ditado "Em terra de cego, quem tem um olho é rei". E neste caso os súditos são dotados de cegueira pior ainda, porque pensam terem visto a luz quando apenas viram uma lanterninha fraca se acender nas trevas."

Marcos Vinicius Mesquita disse...

Povo brasileiro ainda vive dentro da caverna de Platão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário