Política, cultura e generalidades

quarta-feira, 4 de julho de 2012

Novela Fox Sports valeu a pena?

Com o jogo final, hoje no Pacaembu, da Copa Libertadores, entre Corinthians e Boca Juniors, dá para questionar se valeu a pena toda aquela novela em torno da chegada do canal Fox Sports, único que transmitiu todas as partidas, ainda que algumas partidas entre times não brasileiros na primeira fase tenham sido transmitidas apenas em VT. Valeu a pena as grandes operadoras de TV paga no Brasil (principalmente NET e Sky) boicotarem o canal por tanto tempo, durante quase toda a primeira fase da Libertadores? O próprio canal Fox Sports obteve o faturamento esperado, além do esperado fato de ter sido o canal pago mais comentado do ano? Valeu a pena a rede rival SporTV temer o novo concorrente? Valeu a pena as operadoras e as programadoras terem submetido o maior país da América Latina e futura sede da Copa ao vexame de assistir parte da Libertadores através de canais piratas na Internet?

Hoje deve se consolidar o sucesso de um torneio que tem gerado até prejuízos para os clubes envolvidos (talvez não para os finalistas), mas gera cada vez mais lucros para patrocinadores e emissoras de TV e tem cada vez mais sucesso de público. A chegada do Corinthians à final foi a aposta acertada da corinthiana TV Globo São Paulo, que por contrato teve direito a transmitir apenas um horário de jogo de Libertadores por semana e podia escolher o time brasileiro a jogar nele em cada rodada. A Globo paulistana escolheu o Corinthians em todas as rodadas, e acertou. Transmitiu todos os jogos do time para sua torcida local. Deve ter faturado horrores. O Fox Sports deve ter buscado a audiência de quem sobrou: a torcida do Corinthians fora do estado de São Paulo, a torcida dos outros times brasileiros (eliminados nas fases anteriores) e a audiência daqueles que gostam desse torneio, independente de quem esteja jogando. Esses devem ter até assistido as várias partidas entre times cucarachos que o Fox Sports transmitiu, ao vivo ou em VT.

Hoje a Globo e o Fox Sports transmitirão a partida final para o país todo.

A essa altura, pessoas que adiam compromissos e caloteiros em geral na cidade de São Paulo devem estar desesperados. São as pessoas que, ao longo dos anos, sempre diziam: "Só faço tal coisa no dia em que o Corinthians for campeão da Libertadores". Cumprirão a promessa?

Nenhum comentário:

Postar um comentário