Política, cultura e generalidades

sábado, 16 de junho de 2012

Gloob tira He-Man e She-Ra do Tooncast


Quando menos esperamos, alguma grata surpresa acontece na TV brasileira. Os seriados originais do He-Man e o da She-Ra estavam há anos confinados no Tooncast, aquele canal infantil boicotado por várias operadoras de TV paga. Só que nesta semana os dois seriados deixaram de ser exibidos pelo canal. Agora eles estão sendo exibidos no Gloob, canal infantil que a Globosat inaugurou ontem sem o boicote que o Tooncast sofre nas operadoras. Inclusive o Gloob já foi inaugurado direto em HD, com uma versão SD em transmissão simultânea.

Enquanto as corporações resolvem suas picuinhas, mais telespectadores que não tem culpa alguma e pagam para terem esses canais em casa podem agora conferir pelo menos esses seriados dos irmãos gêmeos filhos do casal real de Etérnia. Dois dos melhores seriados de animação feitos nas últimas décadas. O seriado original do He-Man teve duas temporadas de 65 episódios cada, produzidos entre 1983 e 1985 (houve depois outras temporadas, com várias modificações no personagem e na trama). O seriado da She-Ra teve apenas duas temporadas (65 episódios na 1ª e 28 na 2ª) feitas entre 1985 e 1986.

Ontem o Gloob exibiu os primeiros episódios de He-Man e de She-Ra. O de He-Man foi O Cometa Cósmico (The Cosmic Comet), que já começa com o grande vilão Esqueleto enfeitiçando um cometa para arremessa-lo sobre o Castelo de Grayskull, para destrui-lo. Mas o meu destaque fica por conta do primeiro episódio de She-Ra, Into Etheria, que mostra a origem da personagem. She-Ra é na verdade o alter-ego de Adora, irmã gêmea do príncipe Adam de Etérnia, que por sua vez tem como alter-ego exatamente o He-Man. A princesa Adora foi sequestrada ainda bebê por Hordak e criada pela Horda, que fez dela sua capitã. Só que Adora descobre suas origens familiares, sai da Horda e adere à Rebelião que quer derrubar a ditadura da Horda, que domina o planeta Etéria. Adora recebe a segunda espada do Castelo de Grayskull (que fica em Etérnia) e torna-se She-Ra. No episódio de ontem, a capitã Adora captura Adam, quando este vai a Etéria procurar o futuro dono ou dona da segunda espada de Grayskull. Só que Adam e Adora ainda não descobriram serem irmãos gêmeos, e Adora não sabe que estava destinada a ser a dona da segunda espada de Grayskull. Mas Adam/He-Man descobriu isso antes de ser capturado.

Há uma terráquea na franquia He-Man/She-Ra. Marlena era uma astronauta que tem sua nave atingida por asteróides e cai em Etérnia. O que indica que as franquias He-Man e She-Ra são futuristas, por indicarem que o planeta Terra é capaz de mandar astronautas em naves além do nosso sistema solar. O Rei Randor de Etérnia resgata Marlena. Os dois se apaixonam e se casam. Depois geram os filhos gêmeos Adam e Adora.

Hoje a partir de 22:30 o Gloob continuará exibindo os dois seriados. E assim deverá ser durante algum tempo. A trama completa da transformação de Adora de capitã da Horda para líder da Rebelião e (secretamente) She-Ra deverá ir até o capítulo 5, a ser exibido terça-feira que vem.

Lista de episódios do seriado original do He-Man

Lista de episódios do seriado de She-Ra

Nenhum comentário:

Postar um comentário