Política, cultura e generalidades

domingo, 20 de maio de 2012

Dúvidas sobre a missa da JMJ 2013 em Santa Cruz

Tenho sérias dúvidas sobre o fato de um evento desse porte ter sido marcado pelos bispos da CNBB para ser feito na Base Aérea de Santa Cruz, no extremo oeste da cidade do Rio de Janeiro. Por um lado, é positivo, pois é exatamente na zona oeste carioca que a Arquidiocese tem crescido em número de paróquias, de fiéis e até de vocações sacerdotais. De modo que os bispos do Rio devem ter influído na escolha, embora a assessoria da Arquidiocese não saiba o motivo exato da escolha da base aérea, segundo o portal G1.

Por outro lado, a questão do transporte é seriamente problemática. Santa Cruz é um bairro extremamente complicado para os próprios moradores saírem de lá diariamente para trabalhar, estudar, fazer compras, se divertirem... O serviço de trens é uma piada de mau gosto. O sistema de ônibus e vans (legais ou não) é um desastre. Metrô não existe. Imaginem quando um, dois ou mais milhões de pessoas resolverem ir na missa da JMJ na base aérea?

Ah, já sei. O prefeito quer levar todo mundo pra lá de BRT, aquele sistema que não dá mais conta do serviço nem em Curitiba, que dirá numa cidade enorme como o Rio de Janeiro. E o BRT vai pra base aérea? Se não for, será complicado o povo todo tomando os poucos ônibus e vans da região. A não ser que o secretário Sansão mande seus queridos quatro consórcios de ônibus fardados mandarem tudo quanto é ônibus para lá. Quem quiser ir para outro lugar que se vire.

Dizem que marcaram o evento para a Base Aérea de Santa Cruz temendo o colapso na estrutura urbana, se fosse feito em áreas mais próximas do centro do Rio, como o Aterro do Flamengo, local da missa de encerramento do Encontro Mundial das Famílias em 1997. O que denota duas coisas: a falta de confiança na infraestrutura desta cidade e um não assumido desejo das elites políticas, intelectuais e culturais de colocar "aquele povinho católico" bem longe do Centro e da Zona Sul.

Nenhum comentário:

Postar um comentário