Política, cultura e generalidades

segunda-feira, 28 de maio de 2012

A corrida para o Sumaré e o Mendanha

2012 pode estar sendo marcado uma nova corrida das rádios FM do Rio de Janeiro rumo ao Morro do Sumaré e a Serra do Mendanha. Estes são os dois principais parques de transmissão para as rádios FM do Rio de Janeiro, e também para emissoras de TV VHF, UHF e digital. O Morro do Sumaré fica estrategicamente entre as Zonas Norte e Sul do Rio de Janeiro, próximo ao Morro do Corcovado. A Serra do Mendanha fica na Zona Oeste carioca.

Pelo menos uma novidade já aconteceu na Serra do Mendanha: a Beat 98 e a CBN em FM 92,5 inauguraram suas repetidoras FM por lá. Mas é no Sumaré que a coisa está movimentadíssima. De cara, há a promessa de que a rádio Bradesco Esportes FM 91,1 (a ex-petropolitana Musical FM 91,1 comprada pelo Grupo Bandeirantes) instale uma repetidora no Sumaré no mês de junho. Até lá, José Carlos Araújo e seus ex-companheiros de Rádio Globo permanecerão trabalhando apenas na Band News Fluminense FM 94,9.

Fora a Bradesco Esportes, há uma lista enorme de emissoras que tentam obter licença para colocarem geradoras ou repetidoras no Sumaré. Dizem que a mais antiga é a Costa Verde FM 91,7 de Itaguaí, interessada em instalar uma repetidora, ou reforçadora, como dizem. Aqui, um elemento complicador, devido à questão das frequências próximas: a novata Kiss FM 91,9 (já instalada no Centro do Rio mas operando ainda com um raquítico parque transmissor na cidade de origem da outorga: São Gonçalo) busca colocar sua geradora no Sumaré, como fizeram as outras rádios originadas em São Gonçalo: FM 104,5 (a ex-Tropical FM) e a Catedral FM 106,7. Onde está o princípio da isonomia neste caso da Kiss FM?

A lista de futuras FMs a operarem no Sumaré continua com emissoras que ainda não tem sinal no ar, sequer em teste. Como a já outorgada Rádio Senado FM 105,9 e a nova Nacional FM. prometida para uma frequência localizada entre os 88,5 da Tribuna FM de Petrópolis e os 89,5 da Rádio Globo.

Muitas novidades aguardam o rádio carioca no ano de 2012. Um ano que já começou cheio, com a afiliação da Rádio Cidade FM 102,9 à rede Jovem Pan, tornando-se assim a terceira encarnação da Jovem Pan FM Rio. E depois de anunciarem 171 mil vezes a venda da JB FM, os boateiros já estão vendendo e extinguindo uma famosa rádio adulta do Rio de Janeiro. E ainda anunciam que o apóstolo Valdemiro Santiago anda rondando algumas FMs do Rio. Como diz meu amigo Ernesto Pina, curta o silêncio... Ou os berros do apóstolo.

Texto original publicado ontem em TVs do RJ.

Nenhum comentário:

Postar um comentário