Política, cultura e generalidades

terça-feira, 6 de março de 2012

A terceira encarnação da Jovem Pan FM no Rio de Janeiro

Nem Kiss FM, nem Rádio Senado, nem Nacional FM. A primeira novidade do dial carioca em 2012 foi a saída da Oi FM da frequência histórica de 102,9 MHz da Rádio Cidade e a ocupação provisória da frequência pela "Rádio Oficial do Verão", slogan inventado pelo grupo Bel para cumprir o contrato de arrendamento da Cidade sem pagar multa ao Sistema Rádio Cidade (ex-Sistema JB), sem colocar um nome novo e sem criar uma nova programação.

Pois a segunda grande mudança no dial em 2012 envolve a mesma frequência. A Rádio Cidade e a Rádio Jovem Pan de São Paulo (que levou o modelo pop da Rádio Cidade para São Paulo nos anos 70) entraram em contato e firmaram um contrato inédito. A Rádio Cidade se afiliou à rede Jovem Pan FM. Não há arrendamento, não há aluguel, não há compra, não há venda. É afiliação.

A primeira encarnação da Jovem Pan FM no Rio de Janeiro foi ao ar na noite de 30 de setembro de 1994, quando a Jovem Pan paulistana arrendou a então Fluminense FM 94,9. A segunda encarnação foi ao ar em 31 de dezembro de 2000, quando a então Imprensa FM foi arrendada pelo grupo Dial, que fez uma franquia da Jovem Pan no Rio. A terceira encarnação é essa afiliação da histórica Rádio Cidade, outrora modelo para o rádio pop em todo o mundo, inclusive a Jovem Pan, e que agora é ironicamente uma afiliada da rádio pop paulistana.

A Jovem Pan FM 102,9 é totalmente operada pelo Sistema Rádio Cidade e terá o mesmo diretor artístico da JB FM: Alexandre Howoruski, aquele que deu um perfil falsamente rock para a extinta rede da 89 FM de São Paulo. Se o Sistema Rádio Cidade operar a JP FM da mesma forma que a JB FM, pode ser que esta reencarnação da Jovem Pan seja um sucesso no mercado carioca, cujo segmento pop está totalmente dominado pela Mix FM 102,1, que deixa a rival Transamérica FM 101,3 com bem menos ouvintes. A Mix FM 102,1 é, ironicamente, operada pelo mesmo grupo Dial que arrendou a Imprensa FM e que simplesmente trocou a franquia da Jovem Pan pela da Mix, quando o grupo proprietário da Mix São Paulo comprou parte das ações do grupo Dial.

A Jovem Pan FM Rio entrou no ar à meia-noite de 1º de março de 2012, depois que a Rádio Oficial do Verão encerrou suas atividades no dia anterior (29 de fevereiro), com o programa Black To Black. A Jovem Pan deverá ser inaugurada no dia 7 ao meio-dia, com o tradicional programa Pânico. Pode ser que o programa de reestreia no Rio seja transmitido direto dos estúdios da Jovem Pan FM do Rio de Janeiro para toda a rede. No entanto, a expectativa é de que a rádio tenha provisoriamente uma programação inicial quase toda gerada em São Paulo, com apenas dois locutores locais, e de que a programação majoritariamente local (fala-se em 70%) deverá entrar no ar até o mês de maio. A rádio já tem um portal oficial em www.jovempanrio.com.br e tem um perfil oficial no Twitter, também presente na página principal do portal: @JovemPanRio. Se o leitor viu outro perfil se apresentando no Twitter como sendo da Jovem Pan FM Rio, pode ter certeza que é perfil falso ou de algum ouvinte ansioso pela volta da Jovem Pan FM ao Rio.

Acompanharemos os desdobramentos da terceira vinda da Jovem Pan FM ao Rio de Janeiro.

Texto original publicado em TVs do RJ.

Nenhum comentário:

Postar um comentário