Política, cultura e generalidades

domingo, 4 de março de 2012

Capitalismo sem riscos na Barcas S/A


O Brasil é realmente um país que tem coisas esquisitas que não tem em lugar algum do planeta. Aqui temos o capitalismo sem risco. Empresas concessionárias de serviço público podem ter o desequilíbrio e o prejuízo que for, que são sempre socorridas com generosos empréstimos e financiamentos estatais, ou com generosos reajustes de tarifas públicas. Mesmo que sejam empresas privadas. Empresários (por menores que sejam) que não atuam em empresas de serviço público não tem as mesmas regalias. A eles, resta apenas nossa escorchante carga tributária.

Ontem a tarifa modal da Barcas S/A aumentou de R$ 2,80 para R$ 4,50. Segundo otoridades da Agetransp (que cuidam dos interesses das empresas concessionárias de transporte público no estado do Rio de Janeiro), o reajuste é para reequilibrar as finanças da Barcas S/A.

Vai ver, é por isso que fazem tanto financiamento estatal e aumentos generosos de tarifas para tudo quanto é empresa concessionária privada de vários setores, como do transporte, das telecomunicações e da radiodifusão.

Ser capitalista no Brasil em alguns setores deve ser muito fácil. Assim até eu!

Nenhum comentário:

Postar um comentário