Política, cultura e generalidades

terça-feira, 24 de janeiro de 2012

Os protestantes que dizem não ter religião

Eu tenho um comentário e uma sugestão de pauta para o blogue Shogunidades, de Marcos Vinicius Mesquita. Eu mesmo comecei a desenvolve-lo, numa postagem do meu blogue:

http://mjdelfino.blogspot.com/2011/06/segundo-apostolo-estevam-e-bispo-macedo.html

Acrescento algo agora. Há muitas correntes do neopentecostalismo brasileiro que afirmam não terem religião. Afirmam que Jesus não é religião, que o Diabo inventou a religião para se interpor entre Deus e os homens, e se referem aos religiosos pejorativamente. Eles se referem a "religiosos" tanto com relação aos fariseus contemporâneos de Jesus Cristo como aos integrantes das igrejas protestantes anteriores ao neopentecostalismo, principalmente as igrejas fundadas nos séculos XV a XIX. Mais até que os religiosos católicos (franciscanos, dominicanos, salesianos, beneditinos, etc).

Expus este cenário numa carta enviada ao finado padre, professor de teologia e monge beneditino Dom Estêvão Bettencourt. Ele respondeu afirmando que houve uma corrente protestante em séculos passados que era, de, fato, a favor de um contado direto com Deus (entendido aqui como a Santíssima Trindade: o Pai, o Filho e o Espírito Santo), sem religiões, sem igrejas e sem hierarquias eclesiásticas. Se bem que muitos desses que criticam a religião não são contra a existência de igrejas e hierarquias.

Muito da rejeição moderna dos neopentecostais em serem enquadrados como religiosos ou de verem sua fé classificada como religião aparece num trecho da letra da música O Inimigo, que o rapper gospel DJ Alpiste escreveu na década de 90 em cima do que seria o discurso do Diabo em pessoa:

Meu prazer é ver você destruído
Pois um dia do céu eu fui banido
A terra agora é meu campo de batalha
Aqui minha mentira se espalha
Pois você é incredulo e inseguro
Sua fé está sempre em cima do muro
Foi por isso que eu criei a religião
Pra você achar que todo pastor é ladrão
E o dinheiro que o povo dá na igreja
Você gasta bem melhor tomando cerveja
Sou capaz de tudo pra te afastar da luz
Pra que vc nunca conheça a Jesus

Vale lembrar que DJ Alpiste continua na Igreja Renascer em Cristo, onde já estava no início da carreira musical.

Com pensamentos como esses emitidos no seio do neopentecostalismo, não é à toa que os protestantes que rompem com o neopentecostalismo não se acanham em usar o termo 'religião' nas suas pregações, coisa que provavelmente não faziam quando estavam nas igrejas neopentecostais. Outro dia vi citações com a palavra 'religião' escritas por Agostinho de Hipona (Logo quem! Um bispo católico) no portal da igreja A Casa da Rocha, fundada por ex-pastores da Renascer...

De intolerantes esses pastores da Casa da Rocha não podem ser acusados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário