Política, cultura e generalidades

quarta-feira, 9 de novembro de 2011

A segurança que Tim Lopes não teve

Fiquei sabendo no blogue parceiro Pizzaria do Poder que a Rede Globo, diante dos inofensivos protestos dos pangarés da Merd TV, resolveu simplesmente tomar estas providências, copiadas pelo xará Marcelo Pereira do blogue Palavras Insurgentes:

'A primeira resposta da Globo foi, pasmem, demitir os trabalhadores que faziam a segurança da equipe. E a segunda atitude foi anunciar que agora os repórteres que entrarem ao vivo serão cercados por um aparato de proteção contra vândalos'.

Ok, os caras da Merd TV são uns Zé Ruelas, mesmo. São meros humoristas sem a genialidade dos humoristas do passado e são, involuntariamente, vassalos da concorrência da Globo. Um deles berrou ao vivo no Jornal Nacional (vide primeiro vídeo, abaixo) o nome da concorrente Rede TV!, aquela emissora da Luciana Gimenez, do Pânico...





Só que mais Zé Ruelas ainda são esses dirigentes da Rede Globo. É fácil colocar empregados para afastar protestos inofensivos (que não mudarão uma vírgula na linha neoliberal da emissora), protestos justos (O povo não é bobo, abaixo a Rede Globo) e papagaios de pirata em geral. Aliás, os caras já podiam ter feito isso antes no RJ TV, onde toda sorte de papagaios de pirata costumam aparecer ao lado ou atrás dos repórteres do telejornal. Me dano se esses papagaios não tiverem algum conhecimento dentro da Globo para saber, antecipadamente, onde serão feitas as inserções ao vivo no RJ TV.

Difícil é a Globo dar segurança para seus repórteres nessa guerra civil carioca. Um tipo de segurança que o cinegrafista Gelson Domingos não teve na Band, nem Tim Lopes, na própria Globo.

O poderio global ainda é tanto que os contratos de transmissão de partidas de futebol no Brasil costumam ter cláusulas em que as emissoras tem o "direito" de terem retirados de campo os repórteres de rádio que, como os da TV, buscam entrevistar os jogadores, especialmente após as partidas. A Globo diz que os radialistas e seus microfones "sujam a imagem" deles. A imagem em HD ou SD, que fique claro. Não a imagem corporativa, suja desde o caso Time-Life.

Mas a Globo não manda mais na população brasileira. Os caras estão com medinho até da Merd TV... Com medo de sujarem a imagem, em HD ou SD.

ERRATA: Ao contrário do informado anteriormente às 6h nesta postagem, o blogue Planeta Laranja tem link apontando para este blogue aqui. O blogue que não tem link para cá é o Pizzaria do Poder. Fica meu pedido de desculpas para meu xará Marcelo Pereira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário