Política, cultura e generalidades

quinta-feira, 8 de setembro de 2011

Crianças só poderão ser matriculadas no Ensino Fundamental aos seis anos

Depois tem gente que reclama quando dizemos que a educação não é tratada como deveria. Agora estão segregando as crianças por idade. As nascidas até 31 de março e as nascidas depois. O Conselho Nacional de Educação quer obrigar as crianças nascidas de 1º de abril (tudo a ver com a medida) a 31 de dezembro a serem matriculadas na primeira série do Ensino Fundamental só aos 6 anos de idade. Dão argumentos pseudo-técnico-pedagógicos para a medida, para supostamente não atropelarem a evolução cognitiva dos pequeninos. Só que podem criar problemas de de autoestima nas nascidas pós-31 de março, separadas à força dos coleguinhas de mesma idade nascidos até esta data, além de atrasar o aprendizado. E ainda tem a questão de que há uma variedade grande de níveis de maturidade e de evolução cognitiva de uma criança para outra, algo que a medida do Conselho Nacional de Educação não leva em conta.

E essa data-limite de 31 de março? Foi escolhida com que critério? E por quê rejeitar todas as outras datas? Por quê não 30 de junho? Ou 30 de setembro? Ou 31 de dezembro? Não era melhor não escolher data alguma e não separar as crianças?

Cada uma que acontece...

Pra certas coisas, o tempo é fundamental e deve ser levado em consideração. Pra outras, "o tempo é uma ficção criada pelos homens", como disse uma vez o escritor José de Paiva Netto, pouco antes da virada dos séculos XX e XXI. Aliás, esta é uma das poucas frases de Paiva Netto que gosto.



Fontes: Bom Dia Brasil e Globo.com.

2 comentários:

  1. Impressionante, eles querem separar tudo, dividir a sociedade em tudo que for possível.

    Depois quando eu digo q esse governo tem sérias tendências totalitárias muito vem me dizer que eu estou exagerando.

    Eu com 4 anos da idade já sabia ler algumas palavras. Minha mãe decidiu me matricular ao 5 anos.

    Então de acordo com o governo ela prejudicou meu desenvolvimento?

    Serio, eu estou de saco cheio desse governo. Que 2014 chegue logo, pelo amor de deus...

    ResponderExcluir
  2. Eu também fui matriculado na Classe de Alfabetização aos 5 anos, embora tivesse completado 6 anos logo no dia 23 de fevereiro do mesmo ano. Só que no ano anterior (com 5 anos, portanto) já sabia ler alguma coisa, e aprendi mais ainda no jardim de infância. Isso não me causou transtorno algum de aprendizado.

    ResponderExcluir