Política, cultura e generalidades

sexta-feira, 26 de agosto de 2011

Blogues continuarão abertos a comentários

Estou notando que alguns blogues parceiros deste aqui estão desabilitando a área de comentários, se abrindo apenas a comentários via Twitter. Alega-se que os debates públicos estão migrando para redes sociais, como é o Twitter.

Ainda que essa transferência de debates para redes sociais seja verdade, acredito ser um equívoco eliminar os comentários nos blogues. Essa ferramenta é uma conquista, da qual não se pode abrir mão. E a sua manutenção não significa o fechamento dos blogues a debates em espaços correlatos, como as contas em redes sociais. Meu extinto blogue do País de Tolos chegou a ter uns 140 seguidores declarados. Este aqui, por não ter um nome chamativo como aquele tinha, está atraindo menos. Mal chega a 20 declarados. Mas o meu perfil no Twitter era relacionado ao outro blogue, é relacionado a este e mantém o número grande de seguidores, que hoje é de 369. Pra eles, envio os avisos de todas as postagens do blogue. E os leitores do blogue que não quiserem comentar no próprio blogue podem escolher comentar só no Twitter ou mesmo no Facebook, onde também tenho conta.

Me desagrada limitar os debates sobre qualquer assunto aos ralos 140 toques do Twitter. Se há possibilidades de dar espaços maiores, que se dê. Como já disse o escritor José Saramago, a humanidade corre o risco de voltar a falar apenas por grunhidos, como na Pré-História

Os mesmos procedimentos que adoto aqui manterei nos outros blogues que gerencio, todos eles relacionados ao rádio. Seus espaços extra-blogues abertos a comentários são as contas do Tributo ao Rádio do Rio de Janeiro no Twitter e no Facebook.

O que interessa é manter o debate público em todas as esferas. Dentro e fora da Internet.

6 comentários:

  1. Maninha seguindo o blogue! Seja bem vinda, também. O blogue continuará assim, mais relax, menos cri-cri, mas sem abrir mão de substância.

    ResponderExcluir
  2. Concordo, e parabéns por não aderir a isso.

    ResponderExcluir
  3. Ih, Shogum. Tu nem imagina quem aderiu... Mas se você procurar, achará. A blogosfera brasileira está cercada de dondocas progressistas. Deixe eu ficar quieto.

    ResponderExcluir
  4. Eu já vi e sei de quem está falando. Por isso o parabenizo por não seguir a "tendência".

    Quero mais é que comentem no meu blog, que surjam comentários contrários a tudo que escrevo. Adoro musculação cerebral.

    ResponderExcluir
  5. A recíproca é verdadeira, Shogum. Fique à vontade aqui, para comentar, para elogiar e para criticar até a mim mesmo, se julgar necessário. Pode usar o Twitter e o Facebook também, sem abrir mão do espaço daqui. E que mantenhamos o respeito mútuo que sempre tivemos. Abs

    ResponderExcluir