Política, cultura e generalidades

quinta-feira, 23 de junho de 2011

Curtindo a Vida Adoidado ainda não chegou à era da HDTV

Pelo menos aqui na terra brasilis, a emissora detentora dos direitos de transmissão do filme Curtindo a Vida Adoidado não conseguiu ou não quis obter ainda a versão HD (1080 x 1920 pixels) deste clássico do cinema para exibir na TV aberta. E até agora não descobri nenhum canal que exiba o filme na TV paga, seja em HD ou Standard.

Vale lembrar que o filme é de 1986, e vem sendo exibido na TV aberta brasileira pelo menos desde a década de 1990. A sessão televisiva campeã de exibições do filme é a Sessão da Tarde. Que não é mais AQUELA gloriosa Sessão da Tarde dos anos 70, 80 e 90, como anotei aqui.

A questão agora é que hoje de madrugada, por volta de 3h, a Rede Globo programou a exibição do filme na sua sessão Corujão, ex-Sessão Coruja. Como estou vendo agora os canais HD, conferi os 15 minutos iniciais. Com o sono que estava, não assistiria esse filme inteiro de novo em plena madrugada. Não ouvia falar de exibição do filme em TV aberta desde 2002. Só que a versão exibida NÃO foi HD. Foi a velha versão Standard em formato 4x3 (com as laterais do filme cortadas, obviamente). E era versão dublada, como quase todas as cópias de filmes exibidas na TV aberta brasileira.

Não dá para aceitar que a TV aberta brasileira ainda exiba programas Standard, quando os mesmos possuem versão HD. Depois estranham por quê a TV HD (ou DTV) ainda está longe de suplantar a TV analógica, tornando-se ela mesma (a DTV) o padrão corrente de TV.

Nenhum comentário:

Postar um comentário