Política, cultura e generalidades

quinta-feira, 14 de abril de 2011

Projeto de deputado Ronaldo Caiado propondo inclusão de matéria Ciências Políticas no ensino médio está avançando na Câmara

Comentários para texto do portal Futuro Eventos e para tópico da comunidade Rio de Janeiro - RJ:

Sendo um projeto de um ruralista, imagino o teor dessa disciplina: fazer guerra ideológica com os professores, 90% deles doutrinadores de esquerda.

Um desses professores eu tive há 20 anos atrás: o prof. Martins, no colégio Visconde de Cairu. E olha que a matéria nem era de humanas: era física! O cara dava um jeito de enfiar doutrinamento no meio. Ele deve estar muito feliz agora com essa Era Lula-Dilma. Sendo professor do estado, só não deve estar feliz com o governador lulo-dilmista Cabral Filho...

Eu penso que uma matéria curricular inteira sobre política deveria ser algo opcional. Acredito que haja matérias de ensino médio que digam o que é um vereador, um prefeito, um governador, um deputado, um senador e um presidente da República. Se não tem, é porque o atual currículo é mesmo deficitário.

O que eu aprendi sobre política aprendi na prática, mesmo. Até o que são esses cargos eletivos. O pessoal tem mania de dizer que só aprendemos o que é ensinado na sala de aula. Tudo no ambiente escolar e fora dele serve de aprendizado. Até o doutrinamento do sr. Martins e de outros serviu para alguma coisa. Para acolher algumas coisas e discordar de outras.

E, realmente, OSPB era uma doutrinação do regime de 1964. Só isso. Cheguei a ler alguns livros desse troço aí. Livros que uma tia minha estudou nos anos 70.

Eu acredito que uma matéria como Moral e Cívica seja algo realmente necessário. Para ensinar quais são os símbolos nacionais (hino, bandeira, etc) e parar de pensar que o escudo da CBF e a Seleção Brasileira são símbolos oficias. Pra ensinar coisas sobre a nacionalidade brasileira que passam acima de ideologias. Pro povo saber que o Ordem e Progresso foi colocado na bandeira por positivistas. Pra não fazer enrolation na hora de cantar o Hino Nacional...

Um comentário:

  1. Pois é, desde que terminei o meu Segundo Grau em 1993, foi dito que matérias como EMC (Educação Moral e Cívica) e OSPB (Organização Social POlítica Brasileira) foram para o saco.

    Não vou entrar no mérito da origem dessas 2 disciplinas, mas, que eu me lembre, em ambas, as materías abordaram o sitema eleitoral e be-a-bá de criação de uma lei nas 3 esferas de Governo e acho isso importante para a pessoa, quando virar adulto, ter discernimento e tal.

    Em OSPB, no meu caso no ano de 1990, foi abordado aspectos sociais e econômicos do Brasil no final dos anos 80 e a abordagem de TODAS as Constituições Brasileiras desde da Independência de 1822.

    ResponderExcluir