Política, cultura e generalidades

quarta-feira, 23 de março de 2011

Ricardo Gama é baleado em Copacabana

Não faltava mais nada. Ricardo Gama, um dos mais prediletos militantes da blogosfera, foi baleado hoje de manhã em Copacabana. Levou dois tiros no rosto e um no tórax, disparados por um homem que o abordou em um carro prata. Até o momento, sabe-se que ele está internado no hospital Copa D'Or.

Ricardo Gama é mais um blogueiro do bem, como alguns que tenho destacado neste blog. Ele nem sempre está 100% certo. Costuma poupar um certo ex-governador coisa ruim que nem merece ser citado. Mas 99,9% do que ele escreve lá no blog dele é a mais pura verdade.

Os 0,01% de dados restantes lá do blog do Ricardo são indícios de coisas que ele investiga e põe lá no blog. Não é o meu método de trabalho, já que eu só comento fatos de conhecimento público. Mas nada justifica o atentado à vida do Ricardo.

Agora, desconfio que Ricardo Gama seja mais uma vítima dessa democratura do Trio Ternura Dilma-Cabral-Paes, que neste ano de 2011 conseguiu criar os primeiros presos políticos brasileiros pós-regime militar, para puxar o saco do presidente Barack Obama e outras otoridades americanas que estavam aqui no Rio até o último fim de semana. Na última vez que ouvi falar daqueles presos políticos, soube que eles haviam sido soltos por um habeas corpus. Na sexta-feira, eles haviam protestado contra a política do presidente Obama na frente do consulado americano no Rio. Alguém jogou um coquetel molotov no consulado, e as otoridades resolveram prender dezenas de manifestantes.

Ricardo Gama pode ser o primeiro cidadão a sofrer atentado político na Era Lula-Dilma (se não houve outros) e é provavelmente o primeiro na Era Cabral-Paes.

A notícia já foi divulgada em O Globo. A Folha divulgou este texto:

23/03/2011 - 16h59
Blogueiro Ricardo Gama é baleado no Rio


DO RIO


O blogueiro Ricardo Gama, conhecido por suas críticas aos governos Sérgio Cabral e Eduardo Paes, foi baleado na manhã desta quarta-feira, em Copacabana (zona sul do Rio). Ele foi internado no hospital Copa D'Or, onde passará por uma série de exames para determinar a necessidade de cirurgia.


Segundo a Polícia Militar, Gama levou dois tiros no rosto e um no tórax, disparados por um homem que o abordou em um carro prata.


Além de críticas aos governantes do Estado e da cidade do Rio, Gama também escreve, em seu blog, contra supostas irregularidades da própria polícia, não só no Rio de Janeiro, como em outros Estados.


Gama conseguiu repercussão para o seu blog no ano passado, quando divulgou o vídeo em que um jovem era chamado de 'otário' por Cabral durante a inauguração de obras do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento).

Paulo Ricardo Raúl escreveu este texto no blog dele:

Ricardo Gama, nosso amigo de lutas, advogado, blogueiro e desafeto dos maus políticos, conforme os indícios iniciais, sofreu um atentado na manhã dessa quarta-feira, no bairro Peixoto, em Copacabana. Não existe qualquer sinalização para tentativa de roubo, pois nada dele foi subtraído. Ele caminhava pela rua quando foi alvejado por PAFs e socorrido para um hospital particular do bairro.


É muito cedo para falar em atentado com conotação política, uma hipótese que não pode ser desprezada, em face de Ricardo Gama criticar e denunciar diariamente os governos federal, assim como, o estadual e o municipal do Rio de Janeiro.


Vamos aguardar as investigações, cabendo destacar que tive contato com o delegado e com sua equipe no hospital, podendo assegurar que a mobilização é muito grande para elucidar o fato.


Ricardo Gama é um cidadão brasileiro que luta para melhorar o país, sendo uma pessoa mobilizada em todas as questões de relevância social. O seu blog é um dos mais visitados e os seus vídeos recheados de denúncias fazem sucesso no youtube. Inúmeras vezes ele ombreou nas lutas dos Bombeiros e Policiais Militares do Rio de Janeiro, sendo nosso aliado na luta por melhores salários e por adequadas condições de trabalho.


Nesse exato momento Ricardo Gama está sendo operado, elevemos o nosso pensamento a Deus e oremos para que os médicos sejam guiados por Ele e que Ricardo logo volte ao nosso convívio.


JUNTOS SOMOS FORTES!
JUNTOS SOMOS FORTES!
JUNTOS SOMOS FORTES!

3 comentários:

  1. Retaliação costuma ser a arma de quem está incomodado
    Não sei se o atentado ao blogueiro se enquadra nesse caso
    O Ricardo Gama, 40 anos, levou quatro tiros na rua
    Mas nada levaram: jóias, relógio nem a carteira sua

    Ele é dono de blog de oposição ferrenha no Rio
    E usa a internet para expressar o que vê ou ouviu
    A Constituição afirma que para isso temos liberdade
    Mas a situação indica: não ocorreu em sua cidade

    O Rio de Janeiro durante anos dominado: comando paralelo
    Mesmo com avanços, não se livrou desse mal por completo
    Implantação de UPPs, imagens de traficantes fugindo
    Mas se ninguém foi preso, para onde esse povo tá indo?

    O blogueiro é militante político do grupo de Garotinho
    Do Partido da República, tal qual Fernando Peregrino
    Mas suas concepções políticas não são o assunto da pauta
    Absurdo: não poder dizer o que pensa é o direito que falta

    E mais uma vez assistimos à covardia que não se justifica
    Os tiros tem relação com o seu blog, o conteúdo explica
    Mesmos que se deduza: gente importante por trás de tudo
    Calma para ver se a polícia esclarece ou nos deixa no escuro

    http://noticiaemverso.com
    twitter: @noticiaemverso

    ResponderExcluir
  2. PRECISAMOS DIVULGAR E ACOMPANHAR O CASO DE AGRESSÃO AO blogueiro Ricardo Gama, que levou 03 tiros por matérias no seu blog? Não podemos permitir um ataque dessa gravidade à liberdade de expressão fique impune. DIVULGUEM O FATO, PROTESTEM, EXIJAMOS APURAÇÃO E PRISÃO DOS CRIMINOSOS. A DEFESA É DA LIBERDADE DE EXPRESSÃO! Ler matéria completa em: http://valdecyalves.blogspot.com/2011/03/um-ataque-um-blogueiro-e-um-ato.html

    ResponderExcluir
  3. Seu post no Global Voices!=) http://pt.globalvoicesonline.org/2011/04/04/brasil-atentado-blogueiro-critico-governo

    ResponderExcluir