Política, cultura e generalidades

segunda-feira, 21 de março de 2011

40 anos de dois amigos e parceiros de militância internáutica

Chegou o dia. É hoje o aniversário de 40 anos de dois amigos e parceiros de militância internáutica: os irmãos gêmeos Alexandre Figueiredo (jornalista) e Marcelo Pereira (bacharel em Letras e hoje estudante de Administração no Senac). Eles nasceram em Florianópolis, passaram a maioria da década de 80 em Niterói, depois se mudaram para Salvador e voltaram para Niterói há cerca de dois anos.

Conheci o Alexandre lá pelo ano 2000, quando ele estava editando um monte de páginas em provedores gratuitos tipo o HPG (hoje pago) e o extinto Geocities. O que atraiu minha atenção foi o extinto Preserve o Rádio AM, que chegou a repercutir em revistas de circulação nacional e foi citado até em entrevista da revista Imprensa com o âncora Heródoto Barbeiro. Alexandre descontinuou o Preserve o Rádio AM por problemas para manter o mesmo. Para não deixa-lo totalmente "fora do ar", criei um blog homônimo e o chamei pra escrever no blog e criar a logomarca.

As demais páginas também foram descontinuadas, mas Alexandre fez um punhado de blogs, dentre os quais destaco O Kylocyclo (mesmo nome do fanzine que Alexandre fez em Salvador) e Mingau de Aço, de cunho mais político e ideológico.

Marcelo é mais comedido que Alexandre, mas também mantenho contato com ele, quase que apenas pela Internet. Meu xará também aprendeu a fazer blogs. Ele criou vários. Acompanho principalmente dois: Pizzaria do Poder (o blog político dele) e Planeta Laranja, provavelmente o mais antigo do Marcelo.

O que sei é que ganhei dois amigos pra vida toda, que me inspiraram a partir para a militância internáutica, muito antes desse papo de inclusão digital, em voga há algum tempo. Criei o Tributo ao Rádio do Rio de Janeiro como experimento de faculdade de informática (deixei as duas coisas: a faculdade e a carreira), mas foi com o Alexandre que aprendi a coloca-lo na Internet. Este blog e os outros que edito comecei a fazer em 2009, depois das dicas do Alexandre e do Marcelo. Tanto que este aqui surgiu uns dois meses depois de eles terem criado O Kylocyclo e o Planeta Laranja.

Reitero que muita coisa que escrevo coincide com o pensamento dos irmãos Pereira, e outras se chocam frontalmente. Mas a graça da amizade está aí: aprender a respeitar o diferente, torcer pelas suas realizações mais caras (profissional, familiar, etc), e a conversa agradável sempre que possível.

Feliz aniversário, irmãos Pereira. Conto com vossa amizade.

P.S: A formação acadêmica do meu xará estava errada, quando da publicação deste texto. Está sendo corrigida agora, às 18:05.

Um comentário:

  1. Valeu pela saudação, Marcelo. Você é um grande amigo. Muito obrigado pela mensagem. Abração.

    ResponderExcluir