Política, cultura e generalidades

terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

A pouca utilidade do Facebook e os brasileiros no Orkut

Respostas para Comunidade Rio de Janeiro - RJ:

Eu uso o Facebook para divulgar coisas que escrevo ou leio. Nada mais.

Troço ridículo, esse Facebook.

E quanto aos que dizem que os usuários de outras nacionalidades fugiram do Orkut por causa dos brasileiros, vocês podem ter razão. É um caso a pensar. Provavelmente esse pseudo-prestígio do Brasil no cenário internacional seja uma mera farsa ufanista e propagandista do Governo Lula-Dilma. E esse prestígio cairá ainda mais quando estourarem os escândalos de roubalheira e de desperdício da Copa 2014 e das Olim Piadas 2016.

A grande verdade é que o Brasil ainda continua sendo visto lá fora como o país do futebol (de Pelé, especialmente), do carnaval, das mulatas e das novelas (bleargh). É constrangedor: o brasileiro que não gosta de nada disso (ou quase nada disso) vai lá pra fora e os gringos acham que o brasileiro tem obrigação de conversar sobre esses assuntos só por ser brasileiro.

Alek


Os gringos fugiram do Orkut com razão devido à falta de educação e comportamento inapropriado de muitos brasileiros. Quando o Orkut era somente em inglês não havia tantas comunidades de ódio, preconceito, tráfico, xenofobia, pedofilia, pirataria, pornografia, e tantas outras ias. Nem correntes, pirâmides, links para vírus, fakes marrentos...


Lembro que muitos donos de comunidades gringas pediam que se respeitasse a língua original na hora de se participar, mas mesmo assim muito brasileiro entrava escrevendo em português mesmo, postanto coisas que nada tinham a ver com o assunto.


Se o Facebook já estiver em português será só uma questão de tempo. Brasileiro na web se sente o Hulk, cria uma coragem imensa pra dizer coisas que jamais arriscaria dizer cara a cara.


Daniel


O pessoal saiu do Orkut porque o pessoal fala em português, língua quase inexistente fora do Brasil. Aí os americanos e outros caíram fora, não faz sentido fazer parte de uma rede social se o sujeito não entende nada do que está escrito lá.

Mas o Facebook JÁ ESTÁ em português. Até quando os gringos continuarão? Eu mesmo sou fã de uma banda australiana chamada Hoodoo Gurus. Os caras não tem perfil no Orkut e sequer no Twitter, mas têm no Facebook. É outro motivo para eu estar lá.

Aliás, eu mesmo conheci pelo menos umas duas comunidades dedicadas ao Hoodoo Gurus. Ambas originalmente em inglês. Não adiantou nada os donos e moderadores clamarem para que escrevessem só em inglês. Os brasileiros tomaram conta e converteram o idioma na marra.

Ainda sobre o idioma: não tem Twitter em português. Ainda. Mas talvez isso não faça diferença nem para brasileiros nem para gringos. Só pessoas inteligentes se expressam bem em qualquer idioma apenas com 140 toques.

Se bem que tem muito brasileiro avacalhando o Twitter também. Até o José Serra virou troll do Twitter, na absoluta falta do que fazer.

Um comentário:

  1. Eu sinceramente só não abandono de vez o Orkut por ser dono de uma comunidade com mais de 1000 pessoas.

    Lá eu comando com mão de ferro. Eu e meus moderadores não permitimos a maioria das bizarrices e trolagens que vemos na web. E eu ainda exijo um mínimo uso correto do português, já que não sou obrigado a entender miguxês. O nível das conversas lá são bons e eu acredito que seja por causa disso.

    Eu vejo muita utilidade no Facebook, pois os artistas estão lá investindo em um contato e divulgação com seu público. Coisa que não houve no orkut. No facebook a conversação é mais prática.

    E principalmente ainda não há o que eu chamo de "favelização do orkut". Coisa que já vemos no twitter embora menos nocivo. Nada contra, já que eu mesmo fui criado em morro na infância,(graças ao trabalho de minha mãe, que não dependia de bolsas esmolas do governo, saímos de lá). Mas há uma enorme diferença entre o pobre social e o pobre de espirito e de educação. E nesse quesito fez do orkut a maior favela brasileira.

    ResponderExcluir