Política, cultura e generalidades

sábado, 19 de fevereiro de 2011

Globo e Record respondem a nota da presidência da CNBB

CNBB
A Globosta e a Recópia tentando justificar o injustificável.

Fonte: comentários no blog de Luis Nassif.

A polêmica entre a CNBB, Globo e Record

Ontem (dia 17) a CNBB emitiu nota afirmando que a transmissão de reality shows na TV é um " atentado a dignidade humana "


Em resposta à declaração da CNBB, a TV Globo, que exibe, além de Big Brother Brasil, o reality Hipertensão, divulgou nota, na qual afirma que " é uma emissora laica, com uma visão de cultura e mesmo de comportamento social e moral que não segue preceitos religiosos"


A nota, assinada pela Central Globo de Comunicação, observa que a emissora tem "tradição de estar, no campo institucional, ao lado da maioria das causas da CNBB" e concorda com os bispos a respeito do papel dos pais: "Cabe aos pais selecionar o que seus filhos devem assistir - como tudo que pode influenciar na formação dos jovens".


O texto da Globo também destaca a liberdade de escolha do telespectador: "É o mesmo cidadão-eleitor que, a cada momento, tem plena liberdade de decidir o que é melhor para si e sua família."


A Record também se manifestou por meio de nota, assinada pela Rede Record de Comunicação. Segundo o texto, a declaração dos bispos não faz referência a nenhum dos cinco programas na linha reality transmitidos pela emissora: "A Fazenda convida os participantes a atividades relacionadas ao campo e à natureza, promove a vida no campo, Ídolos procura novos intérpretes, Aprendiz oferece oportunidades de trabalho, Troca de Família relata experiências de convivência de estilos de vida diferentes e Extreme Make Over Social acompanha a construção de creches."


Segundo a Record, "todos são programas que respeitam os participantes e os telespectadores."


Leia nota da Rede Globo:


A Rede Globo é uma emissora laica, com uma visão de cultura e mesmo de comportamento social e moral que não segue preceitos religiosos. Temos tradição de estar, no campo institucional, ao lado da maioria das causas da CNBB. No que nos refere, somos gratos pelo reconhecimento do papel positivo que a televisão aberta e privada desempenha no Brasil e concordamos que cabe aos pais selecionar o que seus filhos devem assistir - como tudo que pode influenciar na formação dos jovens.


O telespectador é o mesmo cidadão-eleitor que, a cada momento, tem plena liberdade de decidir o que é melhor para si e sua família.


Leia nota da Rede Record:


A Rede Record considera que a nota da CNBB não faz referência a nenhum dos programas do tipo reality shows produzidos em nossa emissora.


O programa A Fazenda convida os participantes a atividades relacionadas ao Campo e à natureza, promove a vida no Campo, Ídolos procura novos intérpretes, Aprendiz oferece oportunidades de trabalho, Troca de Família relata experiências de convivência de estilos de vida diferentes e Extreme Make Over Social acompanha a construção de creches. Todos são programas que respeitam os participantes e os telespectadores, inclusive, alguns deles, tem classificação indicativa que permite a exibição em qualquer horário do dia.

Nota oficial divulgada pela CNBB

Nenhum comentário:

Postar um comentário