Política, cultura e generalidades

quarta-feira, 3 de novembro de 2010

Combatendo a ditadura midiática

Resposta para Blog do Tsavkko:

O Blog do Tsavkko continua sendo um dos melhores da blogosfera brasileira. Continua com lugar cativo nos relacionados ao blog Brasil, um País de Tolos. Eu tenho abordagens diferentes das do Tsavkko, mas são também abordagens que anseiam por tudo aquilo que seja justo, honesto e decente.

Em alguns pontos, eu chego a ser mais crítico que o Tsavkko. Enquanto aqui se combate o Partido da Imprensa Golpista, lá eu combato simultaneamente o Partido da Imprensa Golpista e o Partido da Imprensa Governista. Se de um lado temos Veja, Globo, Folha, Estadão, RBS e outros grupos, do outro temos Record-IURD, Rádio Tupi Rio de Janeiro e outros.

Acredito que órgãos que dependam de outorga (rádios e TVs abertas) tenham que ter um controle por parte dos ouvintes/telespectadores. E tenham que ser realmente neutros, no que diz respeito a governos, ideologias e partidos políticos.

O caso da mídia na Internet e no papel é menos preocupante. Ainda mais se levarmos em conta que os veículos reacionários nesse ambiente só costumam fazer masturbação ideológica de direita, para deleite dos seus iguais. É exatamente por isso que o regime de 1964 percebeu o quão inútil era a censura prévia aos jornais e revistas, preferindo concentrar esforços no rádio e na TV.

Nenhum comentário:

Postar um comentário