Política, cultura e generalidades

terça-feira, 21 de setembro de 2010

Verdade chinesa


O Partido Comunista da China está há anos no poder. Tem sido responsável por uma série de avanços sociais, mas jamais conseguiu acabar com a pobreza no país. Pelo contrário: os pobres e miseráveis continuam tão pobres e miseráveis como os de décadas anteriores.

Ninguém nega que o governo comunista combata de fato a corrupção. Na China, corruptos costumam ser imediatamente afastados dos postos de comando, e não raramente, são condenados à morte.

Na verdade, a população está cagando e andando pra corrupção no país. Além disso, tem dois excelentes motivos para não quererem contestar os longos anos de domínio do Partido Comunista Chinês.

O primeiro é que costumam dar sumiço na menor voz de discordância. Ninguém nunca mais ouviu falar do tal sujeito que perfilou sozinho diante de uma coluna de tanques do Exército na Praça da Paz Celestial. Só lembram dele através de imagens de arquivo.

O segundo é que a população chinesa está preocupada demais com coisinhas mais importantes do que trocar um partido por outro. Está mais preocupada com a última TV de alta definição, o novo iPad, o novo iPod, o novo Não Phod, mesmo que sejam piratas. Mesmo que eles toquem as mesmas musiquinhas chatinhas e popularescas de sempre.

Nenhum comentário:

Postar um comentário