Política, cultura e generalidades

quarta-feira, 8 de setembro de 2010

O que é Terceira Via MESMO


Resposta para CMI Brasil - Artigo O Colapso do PSDB:

Seja lá quem seja o autor deste artigo do prestigiado CMI, está muito mal informado sobre o que seja, de fato, Terceira Via. Esse neoliberalismo social-democrata do PSDB nunca foi, não é e jamais será Terceira Via. Foi a Primeira Via na Era FHC, e hoje está rebaixado à condição de Segunda Via. O próprio PSDB só tem social-democracia no nome, pois não passa de um partido neoliberal (tal como o parceiro DEM) que pensa ser de esquerda.

A atual Primeira Via é o atual Governo: essa social-democracia vagabunda e turbinada por sindicalistas pelegos e pela maioria da direita brasileira, hoje abrigada em partidos retrógrados de aluguel como PMDB, PP e partidos menores. Não reconheço pessoas como Jader Barbalho, Paulo Maluf, Renan Calheiros, Fernando Collor (dilmista, apesar de Bob Jef ter posto a legenda do PTB a serviço de José Serra), Sérgio Cabral Filho, Eduardo Paes e o clã Sarney como figuras progressistas, favoráveis a boas políticas públicas ou aos movimentos sociais.

Terceira Via, ou Terceiras Vias, são:

Os nacionalistas, sejam os mais à esquerda ou os mais à direita;
O PSOL;
A extrema-esquerda: PSTU, PCO, PCML e outras agremiações e grupos políticos;
E a extrema-direita: olavetes e outras figuras que rejeitam todos os partidos mas que, de tão extremistas, consideram DEM e PSDB como partidos de esquerda. Na extrema-direita há até quem considere Adolf Hitler como esquerdista, se pondo à direita dele.

Nenhum comentário:

Postar um comentário