Política, cultura e generalidades

quinta-feira, 19 de agosto de 2010

Quatro recenseadores têm equipamentos roubados em SP

Tinha que ser na Tucanolândia. E nos comentários reproduzidos abaixo há comentários sobre possível desvio de verbas na impressão das senhas para quem quisesse responder ao Censo via Internet.

Fonte: O Globo.

Quatro recenseadores têm equipamentos roubados em SP

Plantão Publicada em 18/08/2010 às 15h09m
EPTV

SÃO PAULO - Quatro recenseadores do
Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) tiveram os equipamentos utilizados no Censo 2010 roubados, em três bairros diferentes de Ribeirão Preto, cidade a 319 quilômetros da capital paulista.

Um dos assaltos aconteceu no bairro Alexandre Balbo. Uma recenseadora de 22 anos foi roubada durante a noite. De acordo com boletim de ocorrência, ela caminhava pela rua Ambrósio Parducci quando foi abordada por um homem sem arma, por volta das 19h10m.

O suspeito agarrou o computador de mão usado na coleta de dados. A recenseadora tentou segurar o aparelho, mas acabou tendo o braço torcido e sendo empurrada pelo assaltante. O homem fugiu levando apenas o computador. Na esquina da rua, um segundo suspeito em uma moto aguardava o assaltante, que subiu na garupa e fugiu.

Outro roubo aconteceu no Jardim Aeroporto e outros dois no Jardim Progresso. É a primeira vez que a pesquisa do Censo está totalmente digitalizada.

O gerente do IBGE Rafael Gutierrez Carvalho afirmou que os suspeitos não conseguirão ter acesso aos dados do Censo. Segundo o gerente, apenas os dados da pesquisa desta terça foram perdidos e por conta disso alguns moradores deverão receber a visita do recenseador novamente.

Segundo a assessoria de imprensa do IBGE já houve alguns casos isolados de roubo no país. Para este Censo foram disponibilizados 220 mil aparelhos. Ainda segundo a assessoria, ele não pode ser utilizado para outro fim porque foi produzido para a pesquisa populacional e sai bloqueado de fábrica.

O caso será investigado pelo IBGE e pela
Polícia Federal.

Raiiz
18/08/2010 - 23h 07m

No Brasil só tem ladroes.


Marcilio Carvalho
18/08/2010 - 22h 36m

Hoje veio o recenseador ao meu edifício.

Pedi o tão badalado envelope com a senha para poder responder pela internet.

O recenseador não sabia do que eu estava falando.

Foram impressos (teoricamente) milhares de envelopes com senhas. Obviamente alguem embolsou o dinheiro.

O Brasil do
Lula acabou.


Ruy Barbosa Pinto
18/08/2010 - 22h 17m

Com certeza a finalidade é se passar por recenseador com as máquinas roubadas para assaltar os pesquisados...

Tem que ser muito burro para pensar que querem usar as máquinas para ter acesso aos dados da pesquisa....


didal
18/08/2010 - 21h 31m

Já sabia que iria acontecer este tipo de assalto, quem não sabia?
O IBGE precisa urgente divulgar que o aparelho não serve para outra finalidade, apenas o censo, se é q é verdade, pois assim inibe desde já a farra de roubo dessas máqunas, que certamente serão muitas.
Mas é preciso tomar cuidado, pois o roubo pode ser para dar uma de recenseador, e roubar as casas.

Leana Saito
18/08/2010 - 20h 34m

Não precisaria nem de bola de cristal para saber que aconteceria...


JONSK JABLONSKY
18/08/2010 - 20h 29m

Haha
E viva o progresso!


TwittoTudoEtodos
18/08/2010 - 20h 13m

Adivinha o q farão com isso???? Assaltaram muito mais pessoas. Lucro garantido!


Velhocoyote
18/08/2010 - 19h 59m

Ladrões de galinha, pés de chinelo. Não sabem nem o que estão roubando.


Elaine Pinto
18/08/2010 - 19h 32m

jucavelo, você pode atender o recenseador no portão de casa. Mas, se você quiser verificar a identidade do recenseador, o IBGE disponibilizou o 0800 721 8181 e o site
http://www.censo2010.ibge.gov.br/recenseadores.php


martelox
18/08/2010 - 19h 26m

PORQUE O INSTITUTO DO CENSO NÃO INCLUI NA PESQUISA A PERGUNTA: QUANTAS VEZES O VOCÊ JÁ FOI ASSALTADO?


PapaaLeguas
18/08/2010 - 18h 01m

Não pq tem b.a..b.a..c..a.. falando mal de SP, aqui no RJ os caras tem escolta policial e tudo pois senão ficam só de cueca... cada bocada na baixada fluminense..

até nos EUA tem assaltos seus tr.o..u..x..a..ss.

quem ve pensa que no RJ é tudo pacifico.. kkk


PauloSpinola
18/08/2010 - 17h 42m

...não sei por que estes lugares de favela em São Paulo tem nome de "Jardim" isso ou "Jardim" aquilo...?

São lugares onde há tempos dizimaram as árvores e a fauna que alí habitava...

É ridículo !!!


NewYear´sDay
18/08/2010 - 17h 34m

qdo o recenseador vier na minha casa vo perguntar a ele com um bloquinho na minha mao: vc já foi assaltado? s/n ai ele vai perguntar para que isso??? eu vou dizer é que estou fzendo uma estatistica aqui para o IBGE sobre recenseadores assataldos, querem saber como esses roubos evoluiram nos ultimos anos e que medida podem ser tomadas... auhahuahu


_gnogueira79_
18/08/2010 - 17h 19m

Que vergonha!

E o
ex-governador de SP fala em criar um Ministério da Segurança Pública.

Ora, pq não criou em SP uma SSP que EFETIVAMENTE funcionasse???

Serra é sinônimo de atraso e mentiras!


Ale_xandre
18/08/2010 - 16h 57m

Prezado jucavelo,

O ingresso do recenseador ao interior da residência não é obrigatório e todos são instruídos a aplicar o questionário onde o morador achar melhor. Sendo assim não há problema algum em recebê-lo no portão/portaria/quintal, etc.


jucavelo
18/08/2010 - 16h 23m

A minha preocupação é que eles, tbem roubem uniformes e crachás e de repente .... estão dentro de sua casa roubando tudo e matando todos da casa....
então de preferencia vamos atender para fora do portão, quanto menos enxergarem o que tem em casa melhor será.

Como eu gostaria de colaborar sem medo...porém, no nosso querido BRASIL, isso fica impossível.


Sutte Min
18/08/2010 - 15h 52m

Vai entrar pras estatisticas.

Fonte: G1.

Quatro recenseadores são roubados no interior de SP

Ladrões levaram aparelhos de coleta de dados em Ribeirão Preto.
PDA tem visual de celular, mas não pode ser usado como telefone ou MP3.

Do G1 SP

imprimir Quatro recenseadores do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) tiveram seus PDAs (equipamento eletrônico para coleta de dados) levados por ladrões em Ribeirão Preto, a 313 km de São Paulo, entre segunda (16) e terça-feira (17). Os roubos aconteceram nos bairros de Alexandre Balbo, Jardim Aeroporto e Parque Ribeirão. Todos ocorreram no fim da tarde.

Falta de equipamentos atrasa coleta para o Censo em São PauloRecenseadores iniciam Censo 2010 em SPIBGE vai recensear 13,5 milhões de casas no estado de SPRafael Carvalho, coordenador do Censo em Ribeirão Preto, diz que os ladrões devem ter pensado que o aparelho podia ser usado para outro fim, e não apenas para coleta de dados. "O PDA possui a carcaça de um celular, mas sai de fábrica bloqueado, sem nenhum programa [de telefonia], e não há qualquer forma de ele ser usado para outra função. Nenhuma pessoa que mexe com telefonia consegue colocar um telefone ali dentro, ou um MP3 player", diz Carvalho.

Os aparelhos, que foram confeccionados exclusivamente para serem utilizados pelo IBGE, armazenam todos os questionários feitos pelo recenseador em uma jornada de trabalho. Ao fim do expediente, as informações são descarregadas em um computador central de cada região.

Como os PDAs foram roubados antes que os recenseadores voltassem à base do IBGE, apenas os dados coletados nos dias dos roubos foram perdidos. Por conta disso, alguns moradores devem receber novamente a visita dos funcionários que fazem o Censo.

Carvalho afirma que os aparelhos já foram repostos, mas que não há recenseador trabalhando nas regiões dos roubos para que sejam feitas as devidas avaliações. "Esse tipo de coisa só prejudica o local que está sendo pesquisado. A gente pede que devolvam os aparelhos, porque não há nenhuma utilidade para eles [criminosos], mas para o IBGE é muito importante", comenta.

Um comentário:

  1. O pior de tudo isso é que os recenseadores não podem nem levar acompanhantes nas áreas de risco, pois o IBGE não permite alegando que o acompanhante terá contato com os dados coletados. Eles estam mais preocupados com os PDA's do que com a segurança dos recenseadores. Esse é o retrato do Brasil.

    ResponderExcluir