Política, cultura e generalidades

domingo, 11 de julho de 2010

Após um ano de fracasso conceitual, futebol da CBN se livra da fusão com Rádio Globo


No mês de junho de 2009, o Sistema Globo de Rádio cometeu a imbecilidade de fundir as equipes de esportes da CBN AM 860 e da Rádio Globo AM 1220, numa operação nada transparente com os ouvintes, que tinha apenas um objetivo: dar um canal de FM para o futebol da Rádio Globo, que estava cheia de um medo infundado de perder ouvintes para o futebol da Tupi AM 1280, que tinha acabado de ocupar os 96,5 MHz no lugar da Nativa, que fora deslocada para o lugar da arrendada Antena 1 FM 103,7 no dia 1º de junho de 2009. A operação porca do SGR foi simplesmente fundir as transmissões esportivas da Rádio Globo com as da CBN, que já contava com o canal FM 92,5 (a antiga Globo FM) e o AM 860 (a antiga Mundial).

A equipe de esportes da CBN tinha um diferencial perante emissoras tradicionais como a Globo e a Tupi. Enquanto as rádios populares tratavam (e ainda tratam) o futebol como mero espetáculo, a equipe CBN preferia dar uma análise mais jornalística, sem no entanto desprezar o lado do entretenimento do futebol. Com a fusão Globo-CBN, se perdeu totalmente o diferencial da CBN, já que foi o conceito de "futebol show" da Globo que prevaleceu.

O cúmulo da monopolização promovida pela Globo-CBN foi durante as penta transmissões dos jogos da seleção brasileira durante a Copa 2010. A equipe Globo-CBN transmitiu os jogos por cinco canais simultaneamente: Rádio Globo AM e FM (que em maio de 2010 comprou os 89,3 MHz da Nova Brasil), CBN AM e FM e Beat 98. Quem quisesse ouvir algo diferente (como as extintas Globo FM, Manchete FM e Nova Brasil) que se danasse.

A bandalheira Globo-CBN acabará hoje, com a transmissão simultânea de Holanda x Espanha, jogo final da Copa 2010. Mas na quarta-feira que vem, dia de Flamengo x Botafogo pelo Campeonato Brasileiro, haverá a separação, conforme anunciou a comunidade Futebol CBN - Rádio Globo - RJ:

Após a Copa, na volta do Campeonato Brasileiro, Rádio Globo e CBN-RJ voltam a ter suas transmissões separadas. A Globo em 1220 AM e 89,3 FM e a CBN nos 860 do AM e pelo FM 92,5. Pouco mais de um ano depois da junção, o ouvinte terá novamente as duas opções para acompanhar a melhor transmissão de futebol pelo Rádio.

Apesar da boa notícia, permanecerá o problema da dupla transmissão AM+FM nas rádios CBN, Globo e Tupi.

Texto publicado originalmente no Tributo ao Rádio do Rio de Janeiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário