Política, cultura e generalidades

sábado, 8 de maio de 2010

A inauguração da Rádio Globo AM em FM 89,3 no dia 4 de maio de 2010


A operação de inauguração da Rádio Globo em FM 89,3 começou às 20h de 3 de maio de 2010. A Nossa Rádio FM foi substituída por um vitrolão extremamente parecido com a programação da Globo FM original, tendo sido esta substituída à meia-noite pela repetição integral da programação
da Globo AM 1220.

Acompanhe aqui as postagens do Twitter oficial deste TRIBUTO durante a operação:

Nossa Rádio FM ACABOU. Não voltou da Voz do Brasil.


A Rádio Globo FM já tocou Legião Urbana, Madonna, Lulu Santos, Dire Straits, Coldplay, Black Eyed Peas, The Police, Duran Duran...
Agora, acompanhe as melhores postagens sobre o assunto na
comunidade Dial AM e FM do Rio de Janeiro:

Marcos

neste momento em 89,3 fm está rolando um vitrolão intercalado uma vez ou outra com a vinheta bota amizade nisso da globo.

luiz

a partir 20 hs a nossa radio esta só na 580 am


O vitrolão da pré-globo está bem eclético !!!

A rádio ainda voltou "nossa rádio" por alguns minutos, e logo após alguns instantes fora do ar, entrou o vitrolão da Globo...

... e já tocou de tudo:

Legião Urbana, Madonna, Lulu Santos, Dire Straits, Coldplay, Black Eyed Peas, The Police, Duran Duran, Cássia Eller

Eita vontade de voltar pro dial hein !!!!

Pensando bem, esquece a Globo... Deixa o Vitrolão no lugar !!! rsrsrs

Aleatoriamente, as músicas são intercaladas por vinhetas na voz de Gilson Ricardo, inclusive com algumas vinhetas antigas da globo, e dizendo o nome CORRETO desta frequencia: RÁDIO GLOBO FM e não "GLOBO FM"...

Informes da transição:

Para os ouvintes da RELÓGIO, o novo telefone da rádio é 2461-0580.

Marcelo
Deixem o Vitrolão!!!

Deixem o Vitrolão!!! [2]
disponível
Marcelo

Bota a Vitrola! Bota a Vitrola! Bota a Vitrola nisso!
disponível
Marcelo

Acabei de mandar o seguinte texto para a Rádio Globo:

Prezada equipe da Rádio Globo: estou ouvindo a programação noturna da Rádio Globo FM 89,3 RJ hoje, 3 de maio de 2010. Peço que vocês mantenham essa programação musical durante as 24 horas do dia.

Já ouvi Legião Urbana, Madonna, Lulu Santos, Dire Straits, Coldplay, Black Eyed Peas, The Police, Duran Duran, Cássia Eller, Eric Clapton, Capital Inicial... É de longe a melhor programação do rádio FM carioca. Melhor que a própria Rádio Globo AM.


Leonardo

Isso que eu ouvi

Me da um mixto de alegria, raiva e tristeza pro terem tirado a Globo Fm ha 5 anos do ar. Esse era é seu repertório musical e fic muito entristecido em ouvir isso e saber que ela não voltará amanha.
x♪♪Alexandre

Marcelo

Pronto! Nasceu...rsrs

Podemos discordar da dupla trnamissão, mas que a Rádio Globo foi mais competente do que a Tupi ao divulgar a novidade, isso foi. Foi mais emocionante, também.
disponível
Marcelo

Nem fale em Tupi...

Tupi em todos os rádios! Menos os que sintonizam rádios BOAS como a Rádio Globo.


Leonardo

Agora em cima disso tudo

O certo em sua pre-estreia não era para ela tocar Alexandre Pires, LEonardo, Marcelo Rossi e tudo o que é de brega popularesco que a Globo AM gosta de tocar? Por que ela colocou uma programação estilo da saudosa e querida Globo Fm? Isso só nos deixa mais tristes por saber que dificilmente a verdadeira Globo Fm não irá voltar tão cedo, só quando o padrão digital for decidido ou quando entederem que a CBN não dá tanto lucro assim como pensam. Foi legal tanto estreia? Foi e como foi, mas legal mesmo foi a programação de pre-estreia isso, tanto eu como nos todos jamais iremos esquecer. E ainda tem a questão da equalização sonora. Que diferença dela para a Radio Deles, não tem comparação. Foi som de primeira. Parabens!

Harris

Pura Emoção

me lembro que a Tupi quando mudou apenas entrevistou o
filho do diretor da Rádio. Tinham arrendado a Antena 1, o que nos dava um sentimento terrível de perda.

A Globo fez mais. E provou mais uma vez que PRODUÇÃO sempre será o diferencial do Rádio. (viva o diploma sr. Gilmar Mendes).

Nos emocionou. Isso é rádio. Sorte dos que ouviram um momento tão histórico quanto a mudança dos 1180 para os 1220. Sorte dos que ouviram as justíssimas homenagens aos antigos radialistas. Sorte dos que ouviram os momentos marcantes da história contadas pela Rádio Globo.

Sorte do Rio, berço do grupo que mais profissionalmente cuida de suas concessões. Esta cidade ainda é a capital do audiovisual, da cultura, tão esquecida por sucessivos governantes acéfalos e incompetentes. Incapazes de planejar, de gerir qualquer coisa, inclusive rádio.

A Roquette Pinto AM está há 14 anos fora do ar.

A Globo não. A globo tira um púlpito religioso e devolve ao público o que é do público. Lugar de pastor é nas igrejas, perto dos seus rebanhos. Concessão Pública é para SERVIR AO PÚBLICO, e não servir-se dela.

Isso dá um ar de vitória.

De esperança que num futuro digital, mais uma opção se abra na mesma frequencia, e que isso não demore...

No mais, pura emoção. Como deve ser. Princípio Básico do rádio.

Parabéns A TODOS OS COLEGAS, AMANTES DO RÁDIO.

Parabéns a todos os JORNALISTAS, PRODUTORES, OPERADORES E DIRETORES DO SGR-RIO

Como diz a nova vinheta antes de cada edição de "O GLOBO NO AR" :

"1220 AM e 89,3 FM.... VOCÊ BEM INFORMADO"

e tem mais uma coisinha:

Para o amigo Leonardo Ivo, que como eu adora detalhes técnicos, acho que por volta de 23:04, durante uma música do Skank, dois sinais se sobrepuseram, por poucos segundos, e logo em seguida, como disse o Marcus Aurélio, um canhão entrou pelos 89,3. Mesmo com a antena telescópica recolhida, meu modesto radinho entendeu bem (rsss) todos os megahertz que o novo TX da Harris despejava no espectro.

Como pouco entendo, pergunto. Apenas acho que neste momento (23:04) ocorria a troca da antena da antiga Manchete, para a torre da TV Globo, se foi este o expediente utilizado.

Fábio, Delfino e eu, juntos num chat, percebemos uma grande alteração neste exato momento.


E pra bom entendedor, ficou bem claro no texto do "GLOBO NO AR" que o Sistema Globo já tem as frequências para as FM da Globo em São Paulo e Belo Horizonte.

Jamais falariam, se há negociação, sob o risco de inflacionar...

Mas, como eu disse há pelo menos 2 dias, minha modesta opinião, os 91,3 de SP, que são da RBS, podem tranquilamente, em breve, hospedar a Rádio Globo FM São Paulo.

Se é RBS, é Globo... historicamente. As famílias se relacionam extremamente bem.

A Rádio Rural AM de hoje era a saudosa Rádio Continental 1120, conhecida como "a rádio rebelde de Roberto Marinho" em Porto Alegre, trocada pela 1340, que hoje abriga a CBN POA, que também já esteve em 1120 kHz.

E em BH, tem mais frequencias disponíveis, em Betim, Contagem, Sete Lagoas, além de BH mesmo, onde tem até outra do missionário...rsss

os companheiros de BH podem nos ajudar nessa... já tenho 3 palpites de rádios aqui na cabeça... rss

Saudações Harmônicas.


Leonardo

Uma pergunta

A Globo comprou um TX novo para os 89,3? Se comprou por que não colocaram em 89,5 direto? E para não confundiar a cabeça da população?

Howard Wolowitz

Nossa....vocês ouviram a globo ontem à meia noite??

A filha do Beto Brito disse que era uma revolução no rádio carioca...

kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk!!!

É rir pra não chorar!!! Esse SGR só faz cagada mesmo!

TNC!

Leonardo

Howard

Pior foi ouvir uma programação de pré-estreia em que repertório é de uma radio que tão não irá voltar ao ar: a original Globo FM. Aqui causou em mim e em várias pessoas um forte sentimento de nostalgia e frustação e principalmente de saber que esta radio original está fora do ar ha 5 anos. Agora além do repertório que nada tinha ha ver com a Globo AM 1220 e sim com a saudosa e original Globo Fm 92,5, tanto é que até as vinhetas de pré-estreia destoavam com as musicas, o que foi excelente também foi a qualidade de audio. Eu tinha ouvido a Nossa Radio duas horas antes de sair do ar e a Globo em pré- estreia, que diferença! O som da Globo pre-estréia era maravilhoso. Com certesa o compressor e mais os operadores de audio foram responsaveis por esta maravilha. Agora ela ter entrado no ar as 20:00 nos pegou de surpresa, pois até no horario em que ouvi a Nossa Radio, eles falaram que só iam passar a radio para a Globo na meia noite de hoje, o que acabou não acontecendo. Agora o repertorio também deve ter sido colocado com estes tipode de musicas, presumo eu, que era para os funcionarios do SGR festejarem a estreia. Agora chegou agora de manhã o som estava em estilo Am que nem quando entrava com a CBN nas partidas de futebol ficava. Chei de reverberação. Que pena!

Howard Wolowitz

Revolução no rádio só existe um nome: Cidade.

Fanatico Rádio

Posso especular um pouquinho sobre o por quê da Globo-AM estar em 89.3 e não nos 92.5, a tradicional frequencia da Globo FM?

A especulação está aí na frase de cima.


Howard Wolowitz

kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk!!!! Alguém acha mesmo que a CBN vai pro brejo nos 92.5? e no lugar dela entre a globo fm que está operando na web?

Fanatico Rádio

1) Harris

Concordo com tudo o que você escreveu.

2) À meia-noite estava com um fone no ouvido direito com o AM e outro fone no ouvido esquerdo com o FM. Durante o Globo no Ar havia um "delay" mínimo entre os dois sinais, que dava um efeito de eco! Não experimentei esta manhã.


Ernesto (J.C)

Bom escutei atentamente logo apos a comunicação de mudança dada pelo amigo Waldyr e pelo amigo Leonardo, quando comecei a escutar a prog musical logo me veio em mente a globo fm em aureos tempos, isso mostra mais uma vez a incopetencia do SGR na sua direção atual que tem um cagaço tremendo de recolocar a Glbo FM (original) de volta ao dial, e olha que o mercado adulto-contemporaneo no RJ esta pobre com apenas 3 emissoras disputando e uma delas segmentada ao MPB, sobram 2....mas o qeu se viu foi a filha do Grande Beto Brito, no qual na minha opinião é a unica coisa boa da tal Rádio Globo AM no FM, pq o Beto Brito é um grande comunicador e pesquisador musical. Parabens Beto e o seu grnade programa "planeta Rei" que admiro e escuto desde da época da rádio imprensa fm 102,1 e acompanhei tb pela Rádio metropolitana AM 1090. O resto na nessa tal Rádio Globo Xing-ling é dispensavel... Fizerema uma programação musical para que??? para expulsar o inquilino???? se havia um acordo firmado entre as partes de entrar a meia noite mostra que a Rádio Globo Xing-ling quebrou esse
acordo. Um pena.... A entrada foi muito boa mesmo, recordando alguns dos grandes momentos da carreira da Rádio Globo AM 1180/1220 do RJ, isso que salvou a entrada da Rádio Globo Xing-ling no FM. Depois da festividade continou a programação 100% AM no FM, me falram que fizeram treinamento para se adptar a linguagem do FM, aaa faça-me o favor senhores....

Vejo essa entrada bem "produzida" pelo SRG. Uma forma de falarem pros ouvintes entendidos no assunto rádio que "olha esntramos no fm mas estamos um puquinho diferentes da nossa concorrente" um grande lamento...

Fábio

A entrada, com a apresentação do Globo no ar especial, está disponivel no site da radio globo.

Howard Wolowitz

Ei, o cara do globo no ar falou tb ontem que o planeta rei vai acabar...é sério isso?? já vão tirar o quintal da globo deixando só no domingo e mais essa??

pqp...aff.


Ernesto (J.C)

olha eu acho que vai ter um outro programa aos domingos e o palneta continua. Se eles tirarem como sempre digo, mais uma vez o SGR vai dar um outro belo tiro no pé.

Kevin

Depois de todo esse AM no FM, tempo para reavaliação do radio

O QUE FAZER PARA RESSUCITAR O AM ?

PORQ NÃO EXISTE MP3 COM FREQUENCIA AM ?

QUAL A SAIDA MAIS RAPÍDA PARA O AM ?


Harris

tentando responder a alguns colegas...

Ao Howard, nosso colega da sitcom "The Big Bang Theory", rsrs, acredito sim, na volta da Globo FM nos 92,5, assim como acredito que o 89,3 vai abrigar uma outra rádio do grupo.

O fato é que a retransmissão existe pela "deficiência" das novas tecnologias.

A culpa não é da radiodifusão em Amplitude Modulada. A tecnologia não permite a instalação dos sistemas em componentes tão pequenos, como celulares, mp3 players, enfim... A qualidade inferior (questionável sob o ponto de vista de alcance, mas...) do AM analógico também é um fator a se considerar.

A retransmissão justifica-se por tentar preencher essas lacunas no planejamento comercial das empresas, que têm condição para tal.

No rádio digital, a situação se inverte. A qualidade de FM e AM fica muito próxima. A retransmissão ocuparia 2 canais com programação idêntica, com apenas uma tabela comercial AM + FM. Perecebe-se a perda de dinheiro. Um novo produto, uma outra rádio, para outro público, gera muito mais receita. E esse futuro virá.

Ao mesmo colega Howard, concordo com a afirmação da Cidade... Se o pessoal na Presidente Vargas escutou ontem tudo isso, deve ter pensado se a receita do contrato da operadora de telefonia poderia ser ainda melhor com uma Rádio Cidade quase "sozinha" no dial. E com todo o seu nome, importância e força de sua "marca".

Agora há pouco, Roberto Canázio, inciava seu programa emocionado, relembrando que há 30 anos atrás inaugurava a Manchete FM 89,3, e hoje, anos depois, de novo no primeiro dia da 89,3 na Rádio Globo.

Na minha opinião, dos 1220 kHz, a Globo não sairá jamais..rss

para os 89,3 o SGR certamente tem planos futuros, e pra mim atendem pelo nome de Multishow.

Ontem, durante a programação de expectativa da Globo, programadores, operadores, discotecagem, deram um show durante as 4 horas, entre a Voz do Brasil e a Troca do Link à meia-noite.

À meia-noite, outro show de edição e produção.

O Planeta Rei não acaba... só muda de nome: "Emoções na Globo".


Harris

O "Quintal da Globo" tbm não acaba... passa para as noites de Domingo.

Marcus Aurélio de Carvalho é diretor regional em São Paulo.

essa mudança já era esperada há algum tempo.


mundo estranho

Atenção: o Planeta Rei nem acaba, nem muda de nome. Continua no mesmo horário. Um programa novo, aos domingos, das 23h às 24h, chamado "Emoções", com músicas e histórias de Roberto Carlos, estréia neste domingo, com apresentação de Beto Brito.

Ernesto (J.C)

Concordo em gênero numero e Grau com o Harris. Relamente o programa "planeta Rei" continua so no domingo smuda o nome para "emoções"... Mas o qeu o Kevin questiou vale apena nos abrirmos um debate sadio para anlizarmos essa "AMenização" toda no FM, se realmente isso é um benificio, se é uma forma de forçar logo a entrada do padrão digital ou se é pura politicagem barata em busca desesperada de receita. Quem apoia essa ideia de um debate?

Roberto Canazio um amigo, aprendi muito com ele na manchete e fico feliz em ver ele mais uma vez emocionado inaugurando (reinaugurando) o canal 89,3 que foi originalmente da Familia Bloch, e apos 30 anos ele volta a frequencia na qual ele inauguroue trabalhou nos 89,3 da rádio manchete FM.

Do ponto de vista musical nas 4 horas de ontem ficou nitido que o SGR tem "medo" do mercado, pois a Globo FM e não essa Globo FM xing-ling, estaria bem no IBOPE adulto, pq ela tinah uma programação bem masi bem melhor que a JB (que me desculpe o Doode), mas ....


Marcelo

AM no FM

É pura politicagem barata em busca desesperada de receita.

E tenho dito.

Marcelo

A pergunta correta a fazer é:

O que fazer para ressuscitar o FM?

Porque as rádios que vale a pena serem ouvidas estão em maioria no AM:

Rádio Globo
Tupi (pelo menos no futebol)
Manchete
MEC AM
Tropical
CBN
Tamoio (pelo menos no futebol)
Brasil (pelo menos no futebol)
Nacional
Rio de Janeiro
RDC
Fluminense

Só em FM, temos apenas:

MPB FM (menos o programa da Preta Gil)
94 FM
Band News (deveria estar no AM)
MEC FM
JB FM
Oi FM (às vezes)


Marcelo

Maldito seja o SGR, que limitou a sensacional nova Rádio Globo FM 89,3 a apenas QUATRO horas, transformando-a em seguida em mais uma reles repetidora de outra rádio.

Por sinal, os cretinos da Rádio Globo não responderam a carta que mandei pra eles ontem à noite. Devem estar ocupados demais em fazer UMA programação para duas rádios.

Mas que "otoridade" tem coragem para incomodar o SGR? E os Associados? E a Rádio Bandeirantes? E a Rádio Gaúcha? E a Rádio Itatiaia? E a Rádio Metrópole? E etc, etc, etc...

Texto publicado originalmente no Tributo ao Rádio do Rio de Janeiro.

Um comentário:

  1. Amanhã terão nos 89,3 mhz mais aquelas transmissões esportivas com o típico som de "dublagem da AIC São Paulo". É o rádio FM caminhando para trás, apegado aos anos 70.

    ResponderExcluir