Política, cultura e generalidades

domingo, 30 de maio de 2010

1 ano do blog


Há um ano atrás, eu estava organizando com alguns amigos um protesto contra o fim da rádio Antena 1, que foi arrendada para abrir espaço no dial carioca para a repetidora da malfadada Infra Rádio Tupi em FM. Eu edito desde 2002 uma página sobre rádio carioca, o Tributo ao Rádio do Rio de Janeiro, que foi um dos endereços da Internet que divulgou maciçamente o protesto, realizado na tarde do dia 31 de maio de 2009, véspera do fim da Antena 1.

Por aqueles dias, eu estava indignado com muitas coisas, não apenas com o fim da Antena 1. Na minha cabeça, surgiu a ideia de criar um blog, a exemplo daqueles dos meus amigos Alexandre Figueiredo e Marcelo Pereira, que inauguraram semanas antes os blogs parceiros O Kylocyclo e Planeta Laranja, respectivamente. O blog deveria tratar de assuntos insólitos, absurdos, engraçados e intrigantes. A partir de algumas dicas do Alexandre e Marcelo, criei o blog, e lhe dei o provocativo nome de Brasil, um País de Tolos. Criei a logomarca (que continua a mesma do início), bolei a paleta de cores e inaugurei o blog com uma postagem chamando os leitores para o protesto contra o fim da Antena 1.

Com o tempo, o blog priorizou assuntos políticos, mas vez ou outra abordou assuntos mais pitorescos, engraçados e, de vez em quando, assuntos mais amenos, como as dicas musicais que aparecem por aqui pelo menos uma vez por mês.

O blog sempre provocou polêmica, desde o início. Demorou algum tempo para atrair a atenção de gente obtusa que não tem capacidade de entender um blog independente de toda e qualquer ideologia. Os caras tratam de classificar o blogueiro aqui como omisso e outros adjetivos nada elegantes. Cada crítica dessa natureza é um selo a mais para o blog e minha atuação por aqui. E cada um desses críticos acaba por confirmar a frase que dá nome ao próprio blog.

Por outro lado, o blog ganhou leitores, entre anônimos e não-anônimos. É nestes que penso cada vez que escrevo alguma coisa por aqui. Procuro fazer uma abordagem responsável e diferente sobre assuntos diversos. Uma abordagem diferente da mídia tradicional, da chamada mídia alternativa e mesmo de muitos outros blogs.

O blog está completando um ano. E continuará por muitos outros, em sua trajetória de informação diferenciada, comentários exclusivos e responsabilidade na busca de fontes para cada coisa publicada.

Este novo blog se propõe a comentar fatos absurdos que acontecem no Rio de Janeiro e no Brasil. Fatos que são aceitos passivamente por milhões de brasileiros, que fazem deste país um País de Tolos.

Acompanhe este blog, e veja uma visão diferente dos fatos, sobre qualquer assunto. (primeiros parágrafos publicados no blog)

Agradeço a todos que estão acompanhando diariamente este blog. Continuemos juntos.

A foto que ilustra a postagem me mostra no protesto contra o fim da Antena 1. No fundo, a indignação perante aquele atentado contra o rádio brasileiro serviu de combustível para a criação de um espaço diferenciado na blogosfera brasileira.

Um comentário:

  1. MArcelo,
    Parabens pelo blog que leio quase todo dia. Esta foto ai foi eu que tirei com aquele R306 o celular com radio Am que foi descontinuado pela Sony Ericison e que não teve conserto. Continue assim! PArabens!

    ResponderExcluir