Política, cultura e generalidades

sábado, 17 de abril de 2010

Veja tucanou... De novo


"Veja, petista? Não acredito. Os caras xingam os petistas de petralhas... (...) Serra não apareceu em capas da Veja para não cansar. Ele é uma quadra de ases que os vejistas estão guardando na manga, para que, quando avançar a campanha eleitoral, eles mostrem cada vez mais seu querido candidato. Lembremos que a corrida eleitoral ainda não começou."
(Alexandre Figueiredo)


Depois que a revista Veja dedicou sua capa semanal ao Cristo Redentor chorando, mesmo depois do lançamento oficial da pré-candidatura de José Serra à presidência, a profecia do meu amigo Alexandre Figueiredo (do blog O Kylocyclo) se cumpriu talvez mais rápido que o Alexandre imaginava. Ou seja: bem antes da campanha eleitoral. A capa da Veja para a semana que vem traz o ex-presidente da UNE, indisfarçavelmente o candidato por quem a revista torce.

Ou seja: a recaída petista da Veja só durou uma semana. Tempo suficiente para explorarem a mais recente tragédia das chuvas no estado do Rio de Janeiro.

Agora devemos reconhecer que a Veja é tucana mesmo. Tal como a Folha de São Paulo. Mas nem todos os membros do PiG o são. Bandeirantes e IstoÉ hoje são governistas, mas não petistas ou lulistas. Eles balançam para o lado pra onde sobrarem os ventos do poder. A própria IstoÉ tem saudade do governo Collor... Carta Capital é apenas esquerdista, tanto faz quem esteja no poder: PT, PSOL ou a extrema esquerda. A Infra Rádio Tupi é sempre governista em favor do governador do Rio de Janeiro, portanto só está com Lula enquanto Sérgio Cabral Filho estiver com ele. Já a Globo e suas empresas subsidiárias não são a favor de nada. São a favor apenas de si mesmos. Quem der mais, leva a simpatia do grupo. Quem der menos, eles baixam porrete.

Ainda sobre a Veja, Aluizio Amorim reproduziu toda ou parte da matéria da nova capa aqui. Pelo jeito, ainda teremos muitas capas semelhantes a esta. A campanha eleitoral nem começou oficialmente...

2 comentários:

  1. Não concordo. Veja também deu destaque a outra candidata, cf capa da edição 2153 de 24/02/10.

    ResponderExcluir