Política, cultura e generalidades

quinta-feira, 8 de abril de 2010

Rio de Janeiro vira a capital do AM+FM

Para deleite dos Fanáticos Modulados e dos que torcem pela demissão de radialistas por parte de rádios que viram repetidoras de outras (FM de AM ou vice versa), a cidade do Rio de Janeiro, outrora trincheira de resistência do AM, se tornará a capital brasileira do rádio AM+FM, tipo de emissora que usa duas rádios (uma AM, outra FM) para a mesma programação, sem aumentar as opções dos ouvintes e sem aumentar o número de empregos para radialistas.

Fonte: Tudo Rádio.

Quinta-feira, 08 de abril de 2010

Rádio Globo será a terceira a transmitir simultaneamente entre AM e FM

Com a confirmação da estréia da Rádio Globo AM 1220 no mercado FM, a emissora será a terceira rádio carioca a transmitir uma mesma programação de forma simultânea em duas frequências e bandas diferentes. O Sistema Globo de Rádio terá duas bandeiras ocupando quatro frequências radiofônicas diferentes.

A partir de maio a Rádio Globo AM deverá iniciar suas operações em 89.5 FM (atual Nossa Rádio FM 89.3 FM, estação que deverá mudar de frequência conforme determinação da Anatel). A outra marca do Sistema Globo que faz transmissão simultânea é a CBN, rede que está disponível aos ouvintes através das frequências 92.5 FM e a original 860 AM.

No ano passado a Super Rádio Tupi AM 1280 iniciou suas transmissões simultâneas através da frequência 96.5 FM, situação que abriu precedentes para o investimento no mercado FM por parte da Rádio Globo. As duas emissoras são concorrentes tradicionais no Rio de Janeiro. No caso da CBN, a estréia de sua programação em 92.5 FM se deve a inauguração da BandNews FM 94.9 no Rio, concorrente nacional da “all news” do Sistema Globo.

Atualmente a marca Rádio Globo ostenta a liderança geral de audiência nos mercados do Rio de Janeiro e São Paulo. Por enquanto não existe a possibilidade da Rádio Globo AM 1100 da capital paulista migrar para algum canal em FM.

Confira a lista de algumas grandes marcas radiofônicas que transmitem sua programação AM de forma simultânea para um canal em FM:

Bandeirantes AM 840 de São Paulo e FM 90.9 de São Bernardo do Campo
CBN AM 780 e FM 90.5 – São Paulo
CBN AM 860 e FM 92.5 – Rio de Janeiro
CBN AM 830 e FM 93.5 – Londrina
Gaúcha AM 600 e FM 93.7 – Porto Alegre
Itatiaia AM 610 e FM 95.7 – Belo Horizonte
Metrópole AM 1290 e FM 101.3 - Salvador
Super Rádio Tupi AM 1280 e FM 96.5 – Rio de Janeiro

Nos próximos meses outras emissoras deverão adotar essa pratica de transmissão simultânea.

Por Daniel Starck - 08/abril/2010

2 comentários:

  1. Prevejo um escândalo gigantesco e sem precedentes na história do rádio, por trás dessa dupla transmissão AM e FM. Vejo, por trás de eufóricos defensores desta armação, o início de um esquema de corrupção, de favorecimentos pessoais, de conchavos com grupos políticos e oligárquicos, de superfaturamento das empresas de radiodifusão, de tendenciosismo nas programações. E o rádio FM pode até se tornar caixa dois dos dirigentes esportivos. Não sei como será a corrupção, mas é bem suspeita a euforia das supostas rádios "AM+FM".

    Certamente seus adeptos irão negar, até quando for possível. Disparando mensagens irritadiças - que só mostram suas inseguranças e o medo de serem desmascarados - , argumentações confusas, e tudo o mais. Além disso, pelo que se conta a lista - ao que parece, o Paulo Maluf baiano, Mário Kertèsz, retomou a Metrópole AM - , dá para perceber que se tratam de oligarquias radiofônicas de caráter nacional ou regional, o que dá noção dos interesses de poder que estão por trás de um "inocente" processo, que visa matar os poucos o rádio AM, como espaço radiofônico, e jogar no lixo praticamente 100 anos da história do rádio. E garantir o monopólio dos poderosos que controlam o rádio FM no nosso país.

    Isso sob o sorriso de hipócritas que, com toda a arrogância que se acham com direito, se dizem "amigos do rádio AM".

    ResponderExcluir
  2. Alexandre

    Aviso que seu magistral texto se tornará uma postagem extra no Preserve o Rádio AM e será programada para sábado no Brasil, um País de Tolos. É evidente que nossas concepções do que deve ser o rádio e a comunicação em geral são as mesmas, e devem ser levadas adiante e espalhadas ao máximo.

    ResponderExcluir