Política, cultura e generalidades

sábado, 3 de abril de 2010

Nossa Rádio Relógio: de rádio de serviços a mais um alto-falante da picaretagem gospel

A Rádio Relógio foi, por décadas, uma das mais interessantes rádios que o Rio já teve.

Sua programação tinha notas jornalísticas, utilidade pública, e o mais interessante: textos gravados por locutores, com inúmeras curiosidades típicas de enciclopédias. Estas gravações traziam o inesquecível bordão: Você sabia?

O nome da rádio se justificava: durante as 24 horas de programação, a rádio estava conectada ao Observatório Nacional, que enviava o áudio da hora certa oficial do Brasil. No fundo das transmissões, ouvia-se o "tique-taque" de um relógio, e nas viradas de minuto a minuto, entrava uma voz feminina dando a hora certa.

Em 1967, a rádio foi comprada pelo bispo canadense Robert McAlister, líder da Igreja de Nova Vida. No entanto, a rádio manteve seu estilo. Veiculava apenas um minúsculo programa evangélico gravado de 5 minutos, de hora em hora, aos 30 minutos, chamado Café Espiritual. O apresentador e produtor era o bispo McAlister. Por sinal, um dos poucos que não agredia nenhum outro credo no Rio. Até convivia com o então arcebispo católico, cardeal Dom Eugenio Sales.

Mas veio a morte do bispo McAlister, e com ela o racha na igreja, que teve um cisma, da qual nasceu a Igreja Pentecostal de Nova Vida. Quem perdeu foi a rádio, que entrou em crise, e ha poucos anos, foi vendida ao missionário RR Soares, líder da Internacional da Graça de Deus.

Comandada pela igreja de R.R. Soares (aquele mesmo dos programas da Rede TV!, da TV Band e da CNT), a Relógio se perdeu completamente. Ficou com uma programação evangélica sofrível, mesmo mantendo o jornalismo e a utilidade pública. Tiraram o Você sabia? do ar e encheram a programação com música evangélica, tornando quase impossível ouvir a hora certa, que dirá o tique taque característico da Rádio Relógio. Em alguns horários, retransmitia simultaneamente alguns programas da Nossa Rádio FM. E o pior: em alguns horários, não dava mais a hora certa, de minuto a minuto.

Nosso amigo Ernesto Costa Pina repassou novas informações sobre a rádio:

A Rádio Relógio está com os dias contados. A Nossa Rádio irá assumir de vez o canal 580 AM, e com isso o fim da Relógio AM que foi a única emissora na América do Sul e quiçá do mundo a ter uma programação diversificada com a "hora certa" minuto a minuto.

Esse é um retrato fiel do que o rádio esta se tornando: uma bela bravata de interesses escusos.

Segundo informações, o grupo da IIGD estaria adquirindo um novo TX (transmissor) de 50 kW para melhorar o seu sinal, e outra eles estariam pensando em ativar o sistema de OC (Ondas Curtas) na faixa dos 49 metros e OT (Ondas Tropicais) na faixa dos 25 metros, como já fora no passado...

Parabéns ao RR Soares... Ele realmente sabe fazer marketing de sua fé.


Vale lembrar que a rádio já mudou o nome para Nossa Rádio Relógio, está repetindo integralmente a programação da Nossa Rádio FM e tirou o relógio do Observatório Nacional, bem como a hora certa de hora em hora. Com a transformação da FM 89,3 em repetidora da Rádio Globo (que comprou a emissora FM), prometida para 2010, é provável que a Nossa Rádio Relógio passe a se chamar apenas Nossa Rádio e passe a assumir para si toda a programação da franquia da IIGD.

Resenha publicada no Tributo ao Rádio do Rio de Janeiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário