Política, cultura e generalidades

quarta-feira, 17 de março de 2010

Vereador carioca censura blog

Fonte: Blog do Ricardo Gama.

terça-feira, 16 de março de 2010

Vereador Paulo Messina do Rio está processando o meu blog

E-mail do Vereador Paulo Messina messina@camara.rj.gov.br por favor mandem e-mail's para ele, dando a opinião de vocês.

Acabo de ser informado que o Vereador Paulo Messina da cidade do Rio está processando o meu blog (Blog do Ricardo Gama), por uma postagem que eu fiz, aonde apenas reproduzi uma matéria do jornal.




Processo No 0057928-52.2010.8.19.0001

38ª Vara Cível





Ao que parece já foi deferida uma liminar, determinando que eu retire a postagem feita, sob pena de multa diaria de R$ 100 reais por dia, e meu blog ser suspenso.

Aonde está a liberdade de expressão, e a liberdade de imprensa ?

O pior, é que eu apenas reproduzi a matéria de um jornal, o que vemos são os poderosos querendo esconder a verdade do povo.

ATENÇÃO blogueiros, temos que lutar contra esta "ditadura branca", senão amanhã os blogs não poderão mais informar a verdade ao povo.

Clique aqui e vejam a postagem que fez o Vereador Paulo Messina me processar.

Reproduzo a decisão do juiz, pega na internet.

Trata-se de medida cautelar inominada em que se requer a suspensão imediata dde conteúdo que reputa ofensivo, veiculado no ´blog´ do segundao réu. Os documentos acostados à inicial traduzem a presença do fumus boni iuris, bem como o periculum in mora, que se comprova pela necessidade urgente do atendimento, tendo em vista o conteúdo do ´blog´, no que se refere às ofensas desferidas contra o autor. Todavia, a medida deve ser inicialmente direcionada ao autor das ofensas e não ao indigitado provedor, pois o que se pretende é a suspensão do conteúdo relativo ao autor e não de todo o conteúdo do blog, medida demasiadamente gravosa face ao pretendido. Assim sendo, concedo parcialmente a liminar requerida, para determinar ao segundo réu que retire do ´blog´ http://ricardo-gama.blogspot.com, qualquer conteúdo que diga respeito ao autor, Paulo Santos Messina, imediatamente, sob pena de incidir em multa cominatória diária no importe de R$ 100,00 e de suspensão do próprio ´blog´. Citem-se e intime-se por Oficial de Justiça, com urgência, para cumprir o ora decidido.

Clique na imagem para AMPLIAR




Informo desde já que ainda não fui citado, e que as informações veiculadas pelo site do Tribunal de Justiça não tem valor oficial, logo após a minha citação cumprirei toda e qualquer determinação judicial.

Postado por RICARDO GAMA às 10:36


P.S: Ricardo Gama só errou ao não citar o jornal que lhe serviu de fonte. Pelos caracteres do jornal, foi O Dia.

4 comentários:

  1. Absurdo mais um desmando da "justiça" deste pais de m...

    Estamos definitivamente entrando em um regime de excessão.

    ResponderExcluir
  2. Caro Marcelo, sou absolutamente contra qualquer tipo de censura, mas também acho que um blogueiro precisa estar atento aos fatos. Em primeiro lugar, o blogueiro não informa em qual jornal a notícia foi veiculada. Em segundo lugar, no site da Câmara Municipal do RJ, a informação é de que o vereador faltou apenas uma sessão de 13 no mês de julho e é bastante pontual nos demais meses.

    Ele informa isso na área de comentários do blog e o blogueiro poderia ter publicado um desmentido. Afinal, não fica ruim reconhecer um erro. Mas fica muito ruim mantê-lo quando sabe que é um erro.

    Por outro lado, a decisão liminar do juiz é bastante equilibrada, solicitando apenas a retirada daquele post, liminarmente, não o blog inteiro. É justo, no meu entender.

    Não conhecia o blog do Ricardo, nem o vereador Messina. Não sei se estão envolvidos em outras peleias mas, neste caso, o vereador tem razão.

    Os blogueiros que lutam pela democracia, pelo estado de direito, contra a corrupção e a intolerância, também devemos preservar a verdade.

    ResponderExcluir
  3. Ricardo Gama está recebendo a solidariedade de vários internautas e até da coluna Extra, Extra!, do jornal Extra.

    Ricardo só errou ao não citar o jornal que lhe serviu de fonte. Anotarei isso na minha postagem.

    ResponderExcluir
  4. Há um site que tem tudo sobre Câmaras e Vereadores. Eu me cadastrei e recebo todos os dias notícias. O site é:
    www.vereadores.net vale conferir.

    ResponderExcluir