Política, cultura e generalidades

sexta-feira, 19 de março de 2010

Trem do metrô segue por linha errada

Rio 2016 - Cidade dispendiosa
Fonte: O Globo.

Publicada em 18/03/2010 às 23h04m
Tulio Brandão

RIO - Uma composição do metrô cheia de passageiros, que seguia nesta quinta-feira da Central do Brasil para a Pavuna pelas linhas 1A e 2, errou a rota e foi parar na Linha 1, na estação do Estácio. A mudança não planejada de trajeto - inédita na história desse sistema de transporte no Rio - não provocou acidente, mas foi considerada uma falha grave de segurança da concessionária Metrô Rio pelo conselheiro Herval Barros, da Agetransp (Agência Reguladora de Serviços Públicos Concedidos em Transportes). Ele informou que será aberto um processo regulatório na agência para apurar responsabilidades. Entre as punições previstas, estão multas e uma série de outras medidas.

Erro ocorreu no Centro de Controle de tráfego

Em nota, a concessionária informou que o erro ocorreu porque "o Centro de Controle de Tráfego, que planeja e comanda de forma automatizada toda a operação, não alterou a programação de sentido" das composições. Como o trem anterior que passou pelo trilho seguiu pela Linha 1, a composição que errou a rota seguiu o caminho errado. Na estação do Estácio, foi feita a reprogramação da rota, para que o trem fizesse a manobra de volta para a Linha 2.

Segundo a assessoria de imprensa, o incidente não afetou o tráfego de trens nas duas linhas, e "os passageiros foram informados pelo condutor que a composição seguiria para a Pavuna normalmente após a manobra." A concessionária admitiu apenas um atraso de dez minutos na composição que errou a rota, mas Barros afirmou que houve atraso em várias saídas por causa do incidente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário