Política, cultura e generalidades

segunda-feira, 8 de março de 2010

PC combate AM

Não é o finado PC Farias, mas é tão cínico quanto.

Fonte: O Dia.

Paulo César Ferreira: AM com som igual do FM
Empresário de radiodifusão

Rádios AM precisam de mudança de faixa para manter os ouvintes

Rio - O Rádio AM ocupa a mais antiga faixa de frequências a serviço da radiodifusão, entre 535 e 1.705 quilohertz (kHz). O rádio FM está na faixa de 87,5 a 108 megahertz (MHz). O total de estações de ondas médias (AM) no Brasil chega a 1.759, enquanto o FM são 2.838.

Hoje, a e rádio AM sofre muitas interferências e vem perdendo a qualidade técnica, na recepção, por ingerências de fontes de ruído externas, tais como motores de veículos, interferência de computadores, bloqueios por prédios e lâmpadas fluorescentes, muito comuns em residências (raramente um táxi sintoniza uma rádio AM).

O AM vem perdendo claramente mercado, conforme dados do Ibope sobre a audiência do meio rádio. O último boletim de audiência, referente a outubro/dezembro de 2009, para a Cidade do Rio de Janeiro, mostra que ela possui 23 rádios AMs, sendo que as cinco primeiras são: Globo, Tupi, CBN, Rio de Janeiro e Nova, e o percentual total de AM no universo rádio são de 24,0% contra 76,0%.

Algumas empresas que possuem frequências nas duas faixas estão migrando o conteúdo do AM, geralmente de boa qualidade, para o FM. Estão também usando um novo veículo: a Internet. Com isto os ouvintes do AM vão perdendo cada vez mais o hábito de ouvir esta faixa desestimulando a fabricação de receptores.

A solução mais provável é transferir as transmissões para faixas dos canais 5 e 6 de televisão, que serão abandonados pelas emissoras de TV ao passarem para a tecnologia digital.

Não é difícil enfrentar e resolver o problema, desde que a Abert, as associações estaduais de radiodifusão e a indústria de receptores se unam em torno do ministro Hélio Costa, objetivando trocar a faixa de operação.

Um comentário:

  1. Marcelo,
    Lembra aqui que eu falei na comunidade de se aproveitar os canais 5 e 6 de TV? Não é só que que tinha esta idéia e muita gente lá me condenou, lembra? A poposito, como é que se coloca videos do Youtube no Blogspot? Me responda!

    ResponderExcluir