Política, cultura e generalidades

quinta-feira, 4 de fevereiro de 2010

Contradições MPBísticas de uma livraria



Ontem eu estava numa livraria do Rio de Janeiro, quando me deparei com este cartaz de propaganda da própria loja. O texto diz o seguinte: MPB na Saraiva - Músicas que marcaram época e as grandes revelações você encontra aqui. O texto aparece ao lado da silhueta de um músico tocando violão.

Segue no rodapé do cartaz uma longa lista de artistas da MPB tal como conhecemos: Caetano Veloso, Chico Buarque, Maria Rita, Tom Jobim, Vinícius de Moraes, Marisa Monte, Adriana Calcanhoto, Zizi Possi, João Donato, Gilberto Gil, João Bosco, Maria Bethânia, Marina Lima, João Gilberto, Chico César, Vanessa da Mata, Gal Costa, Jorge Ben Jor, Noel Rosa, Tim Maia e outros que não lembro agora.

Enquanto isso, a prateleira de CDs de MPB da mesma livraria tem um monte de CDs intrusos misturados entre os de MPB. CDs de axé music (como o de Cláudia Leitte ao vivo, que aparece duas vezes na foto abaixo), passando por CDs de duplas de sertanojo até os CDs de grupelhos de pagode. Sem esquecer os CDs de nomes da música brega, como o CD ao vivo do veterano do "sambão jóia" Benito Di Paula.

Discretamente, saquei meu telefone móvel e fiz fotos tanto do cartaz da loja (veja acima) como da prateleira de MPB (?), que reproduzo abaixo:



Vale lembrar que a livraria é excelente. Tem livros, revistas, CDs, DVDs e BDs (discos Blu-Ray) variados, além de artigos de papelaria e de informática. No entanto, a inclusão dos discos da Música de Cabresto Brasileira na prateleira de MPB mostra o despreparo dos gerentes e lojistas encarregados de organizar o estoque de CDs da loja.

2 comentários:

  1. Pior é que é muito raro haver lojistas de discos que realmente entendam de música.

    Meu irmão até me falou que deveria haver uma espécie de concurso público para formar lojistas de discos.

    ResponderExcluir
  2. Não esquenta Marcelo,neste país você acha lixo em qualquer lugar ,mesmo onde não deveria haver .Concordo com o Kylociclo ,pois o pessoal que vende "discos" não tem o menor conhecimento do que contém seus estoques .São meros balconistas que sabem no máximo fazer um embrulhinho de presente .
    Abraços

    ResponderExcluir