Política, cultura e generalidades

sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010

Caso João Hélio: Governo inclui cúmplice em programa de proteção

PT
Mais uma do Governo do País de Tolos, que mantém os seus 171% de aprovação.

Fonte: JB.

João Hélio: Governo inclui cúmplice em programa de proteção

Flávia Salme e Thiago Feres, Jornal do Brasil

RIO - Mesmo cúmplice da morte de João Hélio Fernandes, que aos 6 anos foi arrastado por sete quilômetros na Zona Norte do Rio durante um assalto em fevereiro de 2007, Ezequiel Toledo de Lima, 18, foi acolhido pelo Programa de Proteção às Crianças e Adolescentes Ameaçados de Morte, da Secretaria Especial de Direitos Humanos da Presidência da República. Depois de cumprir três anos sob custódia fechada, Ezequiel, que neste período tentou fuga e quase matou um agente do Departamento Geral de Ações Socioeducativas do Rio (Degase), agora é merecedor de um benefício. O mais incrível é que ninguém assume a autoria do pedido de proteção.

A notícia de que teria encaminhado o jovem para a Suíça, onde estaria vivendo com nova identidade e apoio financeiro, foi negada ontem pelo advogado Carlos Nicodemos, presidente do Conselho Estadual da Criança e do Adolescente e diretor-executivo da ONG Projeto Legal, que teria garantido a viagem.

– Quem fez o encaminhamento (para o programa nacional de proteção) foi o Poder Judiciário do Rio. O juiz encaminhou o pedido formal, considerando indicadores de ameaças de morte apresentados na unidade de internação – afirmou Nicodemos.

Mas o Tribunal de Justiça do Rio nega. O órgão assegura que o pedido partiu do Ministério Público estadual, e ainda não foi julgado. A decisão que pode garantir a permanência de Ezequiel no programa federal deve ser anunciada na próxima segunda-feira, às 13h, pelo juiz Marcius da Costa Ferreira, do 1º Cartório da Vara da Infância e da Juventude da capital.

O Ministério Público também refutou ontem ter sido o responsável por incluir Ezequiel – hoje maior de idade – no Programa de Proteção às Crianças e Adolescentes Ameaçados de Morte.

O Degase não comenta o caso e a Secretaria de Segurança Pública do Rio – que poderia pedir a proteção de Ezequiel – afirma que sequer foi comunicada sobre ameaças ao jovem. A Secretaria Especial de Direitos Humanos confirma a custódia de Ezequiel, mas não esclarece os motivos da proteção.

“A sociedade corre riscos”

Obrigado a ficar em isolamento em 22/3/2007, Ezequiel teve a internação abrandada três meses depois. A juíza Adriana Angeli de Araújo determinou à direção do Degase que o retirasse gradativamente do isolamento, “a fim de que pudesse participar das atividades necessárias à sua ressocialização”. Relatório do Degase à Justiça, no entanto, denunciou que em 18 de fevereiro de 2008, Ezequiel tentou matar um agente da unidade e fugir.

Em julho do ano passado, relatório das folhas 403 e 408 do processo nº 2007.714.001022-8 mostrou que a ressocialização continuava complicada. “A última reavaliação não demonstra grandes progressos”, considerou o juiz Marcius da Costa Ferreira.

Para o psiquiatra forense Guido Arturo Palomba, ex-presidente e atual diretor da Associação Paulista de Medicina, Ezequiel ainda oferece riscos à sociedade.

– Na natureza não há saltos, ou seja, etapas puladas. Tudo é processo. Existem indivíduos totalmente irrecuperáveis. A experiência diz que aqueles que praticaram crimes violentos, com ausência de remorso, quando ainda eram menores de idade, certamente continuarão agindo assim na idade adulta. O convívio social não é recomendado e, mais ainda, perigoso.

22:45 - 18/02/2010

3 comentários:

  1. Esperar o que? o governo petista morre de amores por bandidos e marginais de todas as espécies. Zé Dirceu, MST, Collor, Sarney e agora esse monstro Ezequiel que os especialias indicam ser um elemento irrecuperável.

    O Brasil é o único pais do mundo que premia e oferece regalia criminosos. Quem sabe no futuro o PT não o lança a candidato a presidente? Será que Dilma vai fazer escola?

    ResponderExcluir
  2. De presente para você uma foto com a carinha do jovem inocente:

    http://doisdedosdeprosa.wordpress.com/2007/02/14/historico-criminal/

    ResponderExcluir
  3. http://1.bp.blogspot.com/_PW3l3xSlJos/S3v2g2ykXwI/AAAAAAAACQY/LLhzP-d_4M0/s1600-h/08_MHG_rio_oc.jpg

    A carinha dele

    ResponderExcluir