Política, cultura e generalidades

sábado, 30 de janeiro de 2010

Falta água, luz e telefone no Rio

Rio 2016 - Cidade dispendiosa
Fonte: O Globo.

Problema no sistema de telefonia da Oi que prejudicou serviços no Rio foi resolvido

Publicada em 29/01/2010 às 20h43m
Ediane Merola e Ludmila Curi

RIO - Com problemas desde a manhã desta sexta-feira, a Oi informou que o serviço de telefonia fixa da base de clientes dos prefixos 2531, 2532, 2533 e 2534, no Centro do Rio, foi totalmente restabelecido às 19h30m. De acordo com a companhia, um equipamento de comutação (responsável pelo encaminhamento das chamadas), de fabricação da NEC do Brasil, havia apresentado uma séria falha de software, prejudicando de forma intermitente e parcial o funcionamento do serviço de telefonia fixa de clientes destes prefixos. Ainda segundo a empresa, o serviço foi restabelecido de forma gradual, chegando a mais de 70% dos terminais normalizados às 18h30m. O reparo foi finalizado às 19h30m.

O problema técnico na empresa de telefonia Oi prejudicou o serviço de pré-matrícula na rede estadual e fez a Petrobras divulgar uma nota à imprensa alertando que não conseguia realizar ou receber chamadas telefônicas em seus três prédios no Centro do Rio. O número 0800-0240400, colocado à disposição pela Secretaria estadual de Educação para a realização de matrículas, encaminha chamadas por um dos prefixos afetados e, por isso, o serviço não estava sendo efetuado ao longo de todo o dia. Quem tentava ligar para fazer a matrícula só ouvia sinal de ocupado. O serviço, que começou nesta-sexta-feira e será realizado até o dia 5 de fevereiro, é destinado aos candidatos que perderam o prazo para inscrição da pré-matrícula na rede e desejam uma vaga para o 6º ano do ensino Fundamental ou 1º ano do ensino Médio. Já os candidatos a uma vaga na Rede Municipal, do Pré ao 9º ano, Classes Especiais e Ensino de Jovens e Adultos (EJA), devem entrar em contato com a central de atendimento do bairro de sua preferência, entre os dias 3 e 5 de fevereiro.

- Estou há duas semanas tentando efetuar matrícula para o 1º ano do ensino Médio em 2010 e agora, na data marcada para o atendimento, o telefone continua mudo. Enviei e-mails e obtive diversas respostas desconexas - informou Lucimar Salles, em e-mail enviado ao site do GLOBO.

Diante do problema, a Secretaria estadual de Educação (SEE) pôs sete números de telefone à disposição para tirar dúvidas dos interessados na segunda fase da pré-matrícula: 2333-0597, 2333-0802, 2333-0739, 2333-0821, 2333-0820, 2333-0778 e 2333-0562.

- A pane dos telefones prejudicou a matrícula, como vocês já sabem. O problema é que inscrevi minha filha antes, e ela não foi alocada. Agora não consigo realizar por telefone esta segunda chamada. Os números informados pela secretaria deram ocupado o dia todo. Estou com medo da minha filha ficar sem escola - escreveu outra leitora, Tatiana Lima.

Sobre as vagas da rede municipal de ensino, também haverá novo prazo, entre os dias 3 e 5 de fevereiro, para os pais dos alunos da educação infantil (modalidade Pré-escola), do ensino fundamental e da educação de jovens e adultos que perderam a pré-matrícula ou não tiveram a matrícula confirmada. Os interessados deverão solicitar a matrícula nas centrais de atendimento telefônico. Os responsáveis que perderam o prazo de confirmação da matrícula nas escolas também devem entrar em contato com as centrais. Este ano, a Secretaria Municipal de Educação recebeu 77.389 novos pedidos de matrícula. Deste total, 57.526 alunos foram alocados.

O problema com a empresa de telefonia afetou consumidores que também enfrentam falta de água e de luz nos últimos dias.

- Há três dias falta água aqui no Castelo, onde trabalho. Hoje estamos também sem telefone - escreveu para o site do Globo o leitor Alexandre Spinola de Oliveira Marques, que também está enfrentando falta de água no bairro do Gradim, em São Gonçalo, onde mora. - Há uns 4 dias, houve um pique de energia que queimou o aparelho da Sky e o nobreak do computador. Ontem faltou energia na parte da tarde. Não temos alternativa à Cedae, nem à Light, nem à Oi.

Em Niterói, alguns moradores contaram também ter passado pelo mesmo transtorno até o começo da tarde. A assessoria de imprensa da Oi, no entanto, informa que não detectou qualquer problema em Niterói.

2 comentários:

  1. Esta notícia certamente nunca estará nas dez mais da OI FM.

    ResponderExcluir
  2. Ai no Rio só não falta é maconha, pó, puta, puto e bala voando.

    ResponderExcluir