Política, cultura e generalidades

sábado, 7 de novembro de 2009

Hospitais públicos do Rio abandonados

Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro
Fonte: O Globo.

Desperdício

Sindicato denuncia abandono dos hospitais Curicica e de Piedade e da Maternidade Leila Diniz

Publicada em 06/11/2009 às 23h31m
O Globo

RIO - A cozinha do Hospital Rafael de Paula e Souza, conhecido como Hospital Curicica, em Jacarepaguá, está se deteriorando: há panelas no chão, um fogão industrial quebrado e poças de água no piso. Na antiga Maternidade Municipal Leila Diniz, vizinha ao hospital, equipamentos, como macas, mesas e até uma banheira de hidromassagem, estão abandonados ao lado de escombros. Os problemas foram constatados em vistoria feita pelo presidente do Sindicato dos Médicos (SinMed-RJ), Jorge Darze, no mês passado.

No Hospital Curicica, os médicos constataram que a cozinha industrial está desativada há cerca de quatro anos. Segundo Darze, o local onde funciona a atual cozinha contraria as normas sanitárias: a pia está suja e com o sifão furado. A comida, na verdade, é preparada fora do hospital por uma empresa terceirizada. Para ele, as condições da cozinha do hospital e da maternidade - fechada em abril de 2005 - evidenciam "o desperdício de dinheiro público".

A pedido do MP do Trabalho, segundo Darze, o Hospital Municipal da Piedade também foi inspecionado. Ele diz que a situação da cozinha da unidade também é preocupante: há sujeira no chão; a maioria dos funcionários não usa luvas, máscaras e aventais; os freezers não têm controle de temperatura e os fogões estão com as chamas desreguladas. O serviço da cozinha foi terceirizado, mas as refeições ão preparadas no local.

Nenhum comentário:

Postar um comentário