Política, cultura e generalidades

quarta-feira, 11 de novembro de 2009

Apagão: especialistas em energia estranham falta de backup

Fonte: O Globo.

Portal RPC

CURITIBA - Especialistas estranharam a falta da entrada em funcionamento de um plano de 'backup' da energia na noite desta terça-feira. O "desligamento" de Itaipu deveria causar um apagão por apenas alguns minutos, afirmam eles - tempo suficiente para que termelétricas começassem a operar.

- Um apagão dessa duração é algo inédito no país. Com esse tempo de queda de energia, as térmicas deveriam ter entrado em funcionamento - afirma Adriano Pires, diretor do Centro Brasileiro de Infraestrutura e professor da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

- Na hora que você desliga Itaipu, outras usinas deveriam suprir essa energia - diz Luiz Fernando Leoni Vianna, presidente da Associação Brasileira dos Produtores In­­dependentes de Energia Elétrica.

Segundo ele, o que pode ter acontecido é que o efeito dominó provocado pela queda da energia tenha sido forte demais.

Para Adriano Pires, o governo precisará tornar mais clara sua política energética.

- O governo ficava o tempo todo falando que a situação estava tranquila, que as represas estavam cheias, mas pode ter bobeado na operação do sistema. Agora a população deve exigir do governo bastante transparência em relação ao que está acontecendo - afirma.

Nenhum comentário:

Postar um comentário