Política, cultura e generalidades

terça-feira, 3 de novembro de 2009

93 FM debate novamente a "música secular"

Debate 93 FM - 3 de novembro de 2009
A rádio evangélica 93 FM é muito esquisita. Quando ela começou em 1992, ainda como El Shadai FM, era a melhor rádio do gênero do Rio, talvez do Brasil. Como 93 FM, transformou-se em mais uma rádio picareta de Cristo, que serve de vitrine para a gravadora MK. Menos mal, porque não é vitrine de nenhuma igrejola pós-pentecostal em particular.

A rádio tem um programa de debates de 11 a 12h, o Debate 93, exatamente no horário de debates consagrado há décadas pelo saudoso radialista Haroldo de Andrade. A maior parte das edições do Debate 93 se limitam a debater assuntos sob a ótica dos evangélicos mais obtusos do Rio de Janeiro. Os temas se repetem. Sem contar que debate em FM já é algo condenável por si só.

Hoje, às 11h, o programa debaterá novamente o que os evangélicos e vários católicos chamam de "música secular", que vem a ser como eles chamam toda música que não seja ligada a credo algum. Ou seja: a maior parte da produção musical mundial. A pergunta já foi lançada: Estou pecando quando ouço e canto música secular? Vide reprodução acima do portal da rádio.

É esquisito um debate dessa natureza numa rádio que só toca música evangélica. Parece jabá. Além disso, sabemos que há muitos obtusos que ligam a chamada "música secular" ao demônio ou outras coisas más.

Música boa é música boa, e música ruim é música ruim. Não importa se é secular ou não.

Quem quiser conferir essa joça de Debate 93, esteja à vontade. Mas já está avisado.

Publicado originalmente no Tributo ao Rádio do Rio de Janeiro.

2 comentários:

  1. O que significa, para você, "picaretas de Cristo"? Estar nos meios de comunicação? Ser famoso?

    ResponderExcluir
  2. Picaretas de Cristo são basicamente vários líderes de igrejas neopentecostais e quaisquer outros que faturem horrores em cima da fé cristã. Como essa MK Music, que não tem o menor escrúpulo em passar por cima da concorrência usando métodos hostis.

    Picaretas de Cristo é uma paródia aos Atletas de Cristo, aos Surfistas e Cristo e outros grupos do gênero.

    ResponderExcluir