Política, cultura e generalidades

domingo, 25 de outubro de 2009

Rosa de Saron antes da fase Som Livre

CD Rosa de Saron - Angústia Suprema
Eu disse em postagem anterior que, de vez em quando, separaria o joio do trigo na chamada "música gospel", seja lá o que isso signifique. Também separarei o luxo do lixo, o admirável do risível, o relevante do irrelevante, o memorável do descartável, o autêntico do farsante.

O grupo Rosa de Saron é uma banda católica surgida em Campinas no fim dos anos 80. Há um histórico da banda na Wikipedia.

A banda contratada da Codimuc conseguiu neste ano um contrato de relançamento pela Som Livre de seu CD/DVD Acústico e Ao vivo, lançado no ano anterior apenas pela Codimuc. As pessoas podem até imaginar que a banda sempre fez esse trabalho pop baladeiro liderado pelo atual vocalista Guilherme de Sá.

Mas a história da banda registra outra formação, em que o vocalista era o xará Marcelo Machado, atual vocalista do The Flanders. Naquela época, a banda transitava entre o heavy e o hard rock. A discografia desta fase teve apenas três lançamentos: os CDs Diante da Cruz (disco de 1994 precariamente gravado, que inicialmente saiu apenas em LP), Angústia Suprema (disco de 1997 produzido por Daniel Stiling e que obteve elogios da Rock Brigade) e o single Olhando de Frente (de 1999).

O trabalho que merece mais elogios é o disco Angústia Suprema. A faixa-título está abaixo. Aqueles que só conhecem o atual trabalho da banda precisam saber do que os músicos da banda são realmente capazes.

2 comentários:

  1. Angústia Suprema é um disco exclente lembro dos tempos da fita K7 quando era praxe um amigo garavar para o outro.

    Época saudosa.

    ResponderExcluir
  2. Existe a tendência white metal, que é o heavy metal religioso, que prima pela qualidade musical. E seus músicos ouvem Black Sabbath, Iron Maiden, numa boa, mas põem letras cristãs, sem apelar para o religioso-panfletário, nas músicas. Muitas dessas letras seguem abordagens históricas, na mesma linha das letras do Iron Maiden.

    A dedicação desses músicos é a mesma dos músicos do heavy metal propriamente dito, e o white metal nos últimos anos anda seguindo a linha do heavy metal melódico, que envolve elementos de progressivo e música clássica.

    ResponderExcluir