Política, cultura e generalidades

quinta-feira, 29 de outubro de 2009

Honduras denuncia Brasil na Corte de Haia por ingerência

Já estou imaginando os próximos coices de mula. A batata dele está assando.

Fonte: Extra.

Publicada em 28/10/2009 às 20:33

Honduras denuncia Brasil na Corte de Haia por ingerência

Reuters/Brasil Online
Por Gustavo Palencia

TEGUCIGALPA (Reuters) - A chancelaria hondurenha disse nesta quarta-feira que denunciou o Brasil na Corte Internacional de Justiça de Haia por ingerência em assuntos internos.

O presidente hondurenho deposto, Manuel Zelaya, tirado do poder em junho por um golpe militar, está abrigado na embaixada brasileira depois de voltar clandestinamente ao país em 21 de setembro. O governo de facto de Roberto Micheletti emitiu um mandado de prisão contra ele.

O governo de Micheletti entrou com um pedido de instância contra o Brasil, argumentando que o governo brasileiro estava descumprindo o princípio de não intervenção em assuntos de outros países.

"Uma missão diplomática não tem por finalidade servir como trampolim, como plataforma ou fortaleza de atividades de políticos nacionais", disse Carlos López, chanceler do governo de facto, que não conta com o reconhecimento da comunidade internacional.

López acusou o Brasil de permitir a Zelaya incitar a insurgência e os protestos.

Honduras disse que se reserva o direito de pedir medidas provisórias ou cautelares se não cessarem as atividades do Brasil, que considera que mudam a ordem pública de Honduras, e inclusive, pede uma indenização por prejuízos causados.

O Itamaraty informou, por meio de sua assessoria de imprensa, que ainda não foi comunicado sobre a decisão do governo de facto de Honduras, que o país não reconhece.

(Reportagem adicional de Bruno Marfinati em São Paulo)

2 comentários:

  1. Para complementar o Presidente-Molusco vai dar o apoio ao Chavez para que ele e seu país sejam aceitos para o Mercosul.

    Com Chavez, o grupo da paises terá que mudar de nome para Merdosul.

    ResponderExcluir
  2. Golpistas até aqui!

    Decepção...

    Não sabia que o os "direitinhas" frequentavam o blog.

    ResponderExcluir